Kia Stonic chega a serviço de carro compartilhado com vantagem em preço

A Awto, plataforma de compartilhamento de veículos, inicia operações no Brasil com o SUV híbrido-leve Kia Stonic; veja como funciona

A Awto, plataforma chilena de compartilhamento de veículos, iniciará suas operações no Brasil com o Kia Stonic em seu portfólio. Isso porque a fabricante de origem coreana entregou 40 unidades do SUV compacto híbrido-leve ao serviço de carro compartilhado, que estreará no território brasileiro ainda em dezembro. O modelo terá vantagem em preço quando comparado a outros veículos disponíveis na plataforma. Saiba mais a seguir.

Por ser híbrido, Kia Stonic terá custo reduzido por km rodado

Por ser híbrido-leve, Kia Stonic terá preço reduzido na plataforma de carro compartilhado (Foto: Divulgação/Kia)

Entenda por que Kia Stonic terá preço  vantajoso no compartilhamento

O Kia Stonic será um dos primeiros carros eletrificados a ser disponibilizado no serviço da Awto. A empresa destaca que, pelo consumo dos carros desta modalidade ser menor, o custo por quilômetro rodado cobrado dos usuários também será menor do que em carros convencionais a combustão (sem nenhum tipo de eletrificação). 

De acordo com informações do site da startup, o custo de utilização de um Chevrolet Onix Plus, por exemplo, é de R$ 0,50 por minuto acrescidos de R$ 0,90 por km rodado. Para o Stonic, os valores exatos ainda não foram anunciados, mas a promessa é que o valor seja mais em conta no uso por km.

De acordo com dados do programa de etiquetagem do Inmetro, o Kia Stonic possui as médias oficiais de consumo de gasolina de 13,7 km/l na cidade e 13,8 km/l, na estrada.

Num primeiro momento, os modelos Stonic estarão disponíveis na modalidade de carsharing apenas na área de cobertura da Awto em São Paulo (SP). Em breve, seguindo o cronograma de expansão da startup no Brasil, mais unidades do Stonic serão incorporadas à frota da empresa e passarão a ser disponibilizadas em outros centros urbanos do país.

 “A Kia está-se adaptando de forma proativa às rápidas mudanças na indústria automotiva e se tornando cada vez mais uma empresa provedora de soluções de mobilidade sustentável. Esta parceria com a Awto é fruto do alinhamento de propósitos entre as duas empresas”, afirma o diretor de Operações da Kia Brasil, Gustavo Gandini.

Saiba mais sobre o SUV híbrido-leve da Kia

O Kia Stonic é primeiro modelo alinhado com o novo posicionamento da marca sul-coreana, incluindo a nova logomarca, no mercado brasileiro. Um de seus atributos é o motor 1.0 3-cilindros Kappa, com turbo e injeção direta de gasolina, aliado ao sistema híbrido-leve (MHEV) de 48V. 

Kia Stonic é o primeiro veículo a apresentar o rebranding da montadora

Kia Stonic foi o primeiro veículo eletrificado da marca a estrear no Brasil (Foto: Divulgação/Kia)

O motor a combustão do Stonic desenvolve potência máxima de 118 cv a 6.000 rpm e torque de 17,1 kgfm a 4.000 rpm. Com o auxílio do motor elétrico do sistema híbrido-leve, a potência combinada vai a 120 cv a 6.000 rpm e o torque combinado chega a 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. O conjunto está acoplado ao câmbio automatizado de dupla embreagem (DCT) e 7 marchas, com tração dianteira.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Arthur Quaresma
Escrito por

Arthur Quaresma

Formando em Jornalismo pela UFRRJ, atuo como redator desde 2019. Apaixonado por contar histórias e entender histórias, desde meu começo até agora, venho trabalhando com algumas paixões do brasileiro — desde esportes até o mundo automobilístico.

ASSISTA AGORA