Kia Sportage recebe nota zero no Latin NCAP; veja detalhes

O SUV Kia Sportage recebeu nota zero no teste de segurança no Latin NCAP. O modelo recebeu apenas 14,87% de proteção para ocupante infantil. Veja os detalhes.

Kia Sportage zera o teste do Latin NCAP
Kia Sportage zera o teste do Latin NCAP (Foto: Divualgação)

Kia Sportage zera o teste de segurança do Latin NCAP

Novos resultados do Programa de Avaliação de Veículos Novos para a América Latina e o Caribe, o Latin NCAP, foram divulgados hoje com um resultado decepcionante de zero estrela para o Kia Sportage.

O modelo fabricado na Coreia do Sul, com dois airbags frontais e sem Controle Eletrônico de Estabilidade, ESC, padrão, atingiu 48,15% na Proteção do Ocupante Adulto, 14,87% na Proteção do Ocupante Infantil, 57,64% na Proteção para Pedestres e Usuários Vulneráveis das Estradas e 6,98% nos Sistemas de Assistência à Segurança.

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O Sportage foi avaliado quanto ao impacto frontal, impacto lateral, chicotada cervical (whiplash) e proteção de pedestres. O veículo teve um bom desempenho em impacto frontal e impacto lateral para proteção do ocupante adulto. No entanto, a falta de um airbag lateral padrão para a cabeça limitou a pontuação do veículo.

A estrutura do veículo foi considerada estável, bem como na área dos pés. Sobre a Proteção do Ocupante Infantil, o resultado foi baixo porque a Kia se recusou a recomendar os sistemas de retenção infantil (SRIs) para os testes.

O veículo não oferece ESC padrão ou outras tecnologias relevantes. O Latin NCAP sugeriu que a Kia se oferecesse para avaliar versões mais bem equipadas para mostrar aos consumidores os benefícios de mais equipamentos de segurança, mas o fabricante recusou.

Kia Sportage zera o teste do Latin NCAP
O veículo recebeu nota baixa para proteção infantil e de pedestres (Foto: Divulgação)

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Latin NCAP demorou para conseguir todas as peças do Kia Sportage

Desde 2020, todos os veículos avaliados são testados quanto à segurança passiva de pedestres, o que significa que a frente do veículo sofre impactos repetidos. Ao contrário dos demais veículos avaliados pelo Latin NCAP na proteção de pedestres, a organização levou mais de sete meses para obter todas as peças do Kia Sportage, que tinha sido planejado para publicar o resultado bem antes durante o ano.

“É muito decepcionante que um grupo de fabricantes de veículos tão importantes como Hyundai-Kia ofereça um desempenho de segurança tão baixo para equipamentos de segurança padrão para consumidores latino-americanos. Os consumidores dos mercados de economias maduras obtêm deste mesmo fabricante segurança de ponta nos mesmos modelos e, muitas vezes, a preços mais baixos do que na América Latina. A partir de testes recentes de modelos Hyundai-Kia como o Picanto, HB20, Accent, Tucson e Sportage, parece que independente da faixa de preço, há certa visão do grupo para os consumidores latino-americanos. A vida de um latino-americano não parece ser tão valiosa e importante quanto a de um coreano, americano, japonês, europeu ou australiano. Nós merecemos os mesmos níveis básicos de segurança sem ter que pagar mais por eles.” Informou Alejandro Furas, Secretário Geral do Latin NCAP.

O Latin NCAP explica dois motivos potenciais para p atraso incomum na obtenção das peças: com base na ação ativa do fabricante do veículo para atrasar os resultados, e a segunda que simplesmente o sistema de peças de reposição da Kia é ineficiente, lento e manteria o consumidor esperando meses por uma peça original. Ambos os cenários não são bons para os consumidores.

 

 

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
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