Karrari: brasileiro transforma Ford Ka em Ferrari
Empresário brasileiro transforma um Ford Ka 2009 em um supercarro inspirado na Ferrari, com modificações exclusivas.
O Karrari, a transformação insana de um Ford Ka em uma “Ferrari” caseira, está dando o que falar no mundo automotivo. Quem imaginaria que um simples modelo de 2009 poderia se tornar uma máquina personalizada, com todos os luxos e características de um supercarro?
Mas foi exatamente isso que Daniel dos Santos, também conhecido como Graxinha, fez. Este empresário brasileiro dedicou cinco anos para criar uma versão única do popular Ford Ka, que ganhou modificações impressionantes, como portas tesoura e volante importado da China.
Em entrevista concedida à Autoesporte, ele compartilhou os detalhes desse projeto audacioso que transformou o popular modelo em um supercarro único.
Acompanhe o Garagem360 e veja mais detalhes!
Conheça o ‘Karrari’, a combinação brasileira do Ford Ka e da Ferrari
Quando se fala em supercarros, a Ferrari é uma das primeiras marcas que vem à mente. Mas, no caso de Graxinha, a ideia não foi comprar uma Ferrari, e sim criar uma “Ferrari” a partir de um simples Ford Ka.
O Karrari, como foi batizado, é um projeto radical de personalização de um Ford Ka 2009, com um motor 1.0 flex original, mas transformado esteticamente e funcionalmente.
Em detalhes, o empresário, que já havia modificado outros carros no passado, decidiu partir para o projeto mais ousado de sua carreira.
A base, claro, foi um Ford Ka que ele comprou por apenas R$ 16 mil, mas o valor investido no processo de customização já ultrapassou os R$ 190 mil. Ou seja, um investimento altíssimo, mas que transformou o compacto em um veículo impressionante e único.
Quais são as modificações do Karrari?
O Karrari pode até ser um Ford Ka de 2009, mas ao olhar para ele, as semelhanças com a Ferrari são evidentes. Confira as principais modificações:
-
Portas tesoura: as famosas portas que abrem para cima, normalmente associadas a modelos da Lamborghini, também foram adaptadas no Ford Ka. Graxinha fez o trabalho em apenas duas semanas e registrou todas as alterações no documento do veículo.
-
Volante de fibra de carbono: o volante, importado da China, é uma peça exclusiva e de altíssima qualidade. Ele é leve e possui um design futurista, típico de carros de luxo.
-
Interior de supercarro: os bancos são inspirados na Ferrari LaFerrari, do tipo concha, feitos de couro e com costura amarela. O forro das portas é revestido em Alcantara e o teto solar panorâmico é proveniente de um Audi Q3.
-
Suspensão a ar e rodas da ferrari: o sistema de suspensão foi totalmente alterado, permitindo uma suspensão a ar ajustável, enquanto as rodas são originais da Ferrari, conferindo ao Karrari um visual ainda mais esportivo.
-
Cinto de segurança amarelo: como toque final no interior, o cinto de segurança foi feito na cor amarela, um detalhe que faz referência à Ferrari, transmitindo o espírito da marca italiana.
O desafio da transformação:
Embora a estética seja impressionante, o verdadeiro desafio foi a transformação do carro em si. Graxinha, com experiência em personalizações, teve que se aventurar em novos terrenos, como o uso de solda MIG e adaptações para fixação das portas tesoura.
Todo o trabalho foi feito em sua loja, com a ajuda de seus colaboradores, e o resultado não poderia ser mais satisfatório.
O motor: por que não modificar?
Apesar de todas as modificações estéticas e de conforto, o motor do Ford Ka Karrari não foi alterado. Ele continua com o motor 1.0 flex de 72 cv de potência, suficiente para garantir uma boa performance, mas longe dos números que um supercarro real da Ferrari proporcionaria.
Porém, o projeto foi mantido de maneira que respeitasse a originalidade do modelo, e Graxinha fez questão de registrar todas as modificações, incluindo as alterações no visual e nos acessórios, no licenciamento do carro.
O valor de mercado do Karrari
O Karrari já vale mais de R$ 190 mil, sendo dez vezes mais caro do que o valor pago por Graxinha no Ford Ka original. Para se ter uma ideia, o volante importado da China custou R$ 10 mil, e os bancos de couro de alta qualidade somaram R$ 12 mil.
Por fim, embora o valor total ainda não tenha superado o custo de um Ferrari real, o valor da transformação e a exclusividade do projeto colocam o Karrari em um patamar elevado no mercado de customização.
Aproveite para conferir: Toyota Corolla terá produção encerrada na fábrica de Indaiatuba até 2026
O que você acha do projeto Karrari? Deixe seu comentário abaixo e compartilhe sua opinião sobre essa transformação incrível!