Kardian é o novo SUV INÉDITO da Renault que chega em breve; confira

A Renault anunciou que seu novo SUV urbano para os mercados internacionais se chamará Kardian.  O carro já tem data e local da estreia global definidos. Confira a seguir.

Veja quando o Renault Kardian estreia e o que significa o nome do novo SUV

O Renault Kardian representa o início da nova ofensiva de produtos da marca francesa em mercados fora da Europa. O novo SUV será produzido no Brasil, tendo a América Latina como seu primeiro mercado. 

A Renault confirmou que o Kardian será apresentado no Rio de Janeiro, no dia 25 de outubro. Na ocasião, a empresa também apresentará sua nova estratégia internacional.

VEJA TAMBÉM

No mercado brasileiro, o novo SUV será equipado com um motor 1.0 turbo, e deverá disputar espaço num segmento povoado por modelos como o Chevrolet Tracker, Jeep Renegade, Fiat Pulse e VW Nivus e VW T-Cross, entre outros.

O Kardian marca o início da produção da plataforma CMF-B na fábrica da Renault em São José dos Pinhais-PR – mas isso deve ocorrer apenas em 2024, segundo confirmou recentemente o presidente da marca no Brasil, Ricardo Gondo.

“Será um veículo completamente novo, nova plataforma, novo motor e a estreia da nova identidade da Renault”, afirmou Gondo durante evento, no final do mês passado.

Na ocasião, ele ressaltou que o SUV representará o início de uma nova era para a marca francesa.

O novo SUV será o primeiro produto de uma nova família, cujo próximo lançamento está marcado para 2025.

Será feito um investimento de R$ 2 milhões na fábrica paranaense, dos quais R$ 1,1 bilhão irá para a atualização tecnológica da unidade.

A origem do nome Kardian

Na visão da Renault, a relação do cliente com um carro começa sempre com o nome – o que o faz pensar e sentir. No segmento de SUVs, os nomes dos veículos tendem a evocar força e agilidade. 

Na Renault, vários modelos têm nomes que começam com um som firme de “K”: Koleos (2008), Captur (2013), Kaptur (2016), Kadjar (2015), Kwid (2015) e Kiger (2021).

O novo Renault Kardian é o mais recente da nossa gama de modelos e representa a Renaulution no cenário internacional. Pronunciamo-lo à maneira francesa, porque a Renault é uma marca francesa – um pouco como o French Touch”, afirma Sylvia dos Santos, gerente de Estratégia de Nomeação de Modelos do Departamento de Marketing Global da Renault no vídeo acima.

No entanto, as raízes do nome do Novo Renault Kardian vêm da língua inglesa. Na primeira escuta, o nome evoca a palavra “guardião”, simbolizando proteção e força.

Suas consoantes fortes – K, R e D – reforçam essa impressão. Mas o nome também evoca outra imagem forte. 

Sylvia explica: “o que é interessante no Renault Kardian é como ele evoca agilidade dinâmica. Faz você pensar em cardio – esporte, impulso e adrenalina.”

Mas os sons mais suaves da palavra também trazem outras ideias à tona. “A forma como está estruturado em torno de dois ‘A’s, Kar-dian, alude à segurança do veículo”, explica a executiva.

Por último, você pode até ouvir a palavra “carro” na primeira sílaba de Kardian – outro simbolismo precioso.

“Este veículo ilustra globalmente o Renaulution (o plano estratégico da Renault), com um nome de veículo que evoca tecnologia, segurança, muito prazer de condução e agilidade”, afirma Sylvia.

Aproveite e confira: Seguro do SUV é mais caro? Saiba quanto custa ter um na garagem

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar