KA, C3 e Fox lideram ranking dos carros mais vendidos em plataforma

Carros mais vendidos: as negociações de de carros usados e seminovos envolvem modelos que permitam economizar com despesas ganham força

Embora tenha desacelerado no último mês, principalmente por conta da forte queda dos preços dos combustíveis, a inflação calculada pelo Índice Nacional de Preços ao Consumidor Amplo-15 (IPCA-15) acumula alta de 9,6% este ano,  gerando mudanças no comportamento do consumidor. 

Neste contexto, as negociações de compra e venda de veículos usados e seminovos ganham força, principalmente as que envolvem modelos que permitam economizar com despesas. Levantamento da InstaCarro, startup que conecta interessados em vender veículos com lojistas de todo Brasil, comprova essa tendência ao mostrar que os modelos mais vendidos no 1º semestre deste ano são os compactos e econômicos.

Carros mais vendidos: modelos mais econômicos têm a preferência dos compradores na InstaCarro

Citroën C3 2012 (Foto: Divulgação/Citroën)

De acordo com a pesquisa, entre os carros mais vendidos, o Ford KA 2018 1.0 representou 0,39% de negociação no período, seguido pelo Citroën C3 2011 1.4, com 0,34% de venda. Volkswagen Fox 2009 1.0 (0,34%), Tucson 2015 2.0 (0,32%) e Onix 2019 1.0 (0,27%) vêm a seguir na preferência do consumidor quanto às buscas por carros usados ou seminovos nos seis primeiros meses do ano.

Aparecem na lista também outros modelos de veículos já conhecidos pelos brasileiros, como Chevrolet Celta, Renault Sandero e Hyundai HB20, demonstrando o interesse do brasileiro por modelos um pouco mais populares também. 

O ranking leva em consideração os veículos que efetivamente receberam propostas, desconsiderando aqueles que somente foram procurados na plataforma.

São diversos os fatores que explicam a busca por carros usados, sobretudo modelos econômicos, compactos ou populares, como explica o economista e CEO da InstaCarro, Luca Cafici. “Algumas pessoas não querem perder o conforto de utilizar o veículo individual no dia a dia, mas precisam economizar com gastos então acabam trocando o seu carro mais atual e caro por um modelo mais simples, que gere menos custos de IPVA e manutenções”, afirma. 

“Já a outra parcela, precisa se desfazer do veículo para pagar contas ou ter um montante extra dado o cenário socioeconômico do país atualmente”, analisa o executivo. 

Mesmo com o ligeiro movimento de retomada do setor, com a produção dos 0km, as negociações por carros usados continuam vantajosas neste momento de crise na indústria automobilística. 

Com a baixa oferta na produção de veículos novos, afetada pela baixa oferta de peças, chips semicondutores e componentes eletrônicos durante a pandemia, os modelos usados devem continuar altamente valorizados até o próximo ano.

“Este é o melhor momento para a venda ou troca de um veículo seminovo. Aproveitar essa onda de valorização pode fazer com que o consumidor ou lojista ganhe mais dinheiro do que quando efetuou a compra”, diz Cafici. 

“Quando as montadoras voltarem a operar com estabilidade, a tendência é que os preços voltem a um estado de normalidade e, com isso, a valorização de usados comece a cair”, pontua. 

Volkswagen Fox 2009 (Foto: Divulgação/Volkswagen)

Veja os 20 carros mais vendidos no 1º semestre/22:

  1. Ford KA 2018 1.0 SE 12V Flex 4P Manual – 0,39%
  2. Citroën C3 2011 1.4 GLX 8V Flex 4P Manual – 0,34%
  3. VW Fox 2009 1.0 8V Flex 4P Manual – 0,34%
  4. Hyundai Tucson 2015 2.0 MPFI GLS 16V 2WD Flex 4P Automático – 0,32%
  5. Honda HR-V 2016 1.8 16V Flex Automático – 0,29%
  6. Chevrolet Onix 2019 1.0 MPFI LT 8V Flex Manual – 0,27%
  7. Citroën C3 2014 1.5 Tendance 8V Flex 4P Manual – 0,27%
  8. Honda Civic LXR 16V Flex EX 4P Automático – 0,27% 
  9. Jeep Renegade 2016 1.8 16V Flex Sport – 0,27%
  10. Hyundai HB20 2019 1.0 Unique 12V Flex 4P Manual – 0,27%
  11. Hyundai HB20 2017 1.0 Comfort Plus 12V Flex 4P Manual – 0,27%
  12. Renault Kwid 2019 1.0 12V SCE Flex Zen Manual – 0,27%
  13. Chevrolet Celta 2012 1.0 MPFI LT 8V Flex  4P Manual – 0,24%
  14. Honda HR-V 2016 1.8 16V Flex EXL 4P Automático – 0,24%
  15. Chevrolet Onix 2019 1.0 MPFI Joy 8V 4P Flex Manual – 0,22%
  16. Citroën C3 2012 1.4 GLX 8V Flex 4P Manual – 0,22%
  17. Ford KA 2010 1.0 MPI 8V Flex 2P Manual – 0,22%
  18. Hyundai HB20 2019 1.0 Comfort Plus 12V Flex 4P Manual – 0,22%
  19. Renault Sandero 2014 1.0 Expression 16V Flex 4P Manual – 0,22%
  20. VW Nivus 2021 1.0 200 TSI Flex Highline Automático – 0,22%

Novo Hyundai Tucson (Foto: Divulgação/Hyundai)

 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile