Justiça chinesa condena influenciadores a pagar R$ 1,6 milhão à BYD por fake news

A BYD vence processo contra canais de notícias falsas na China. Justiça determina indenização de 2 milhões de yuans por danos à reputação da montadora.

A gigante dos veículos elétricos BYD conquistou uma vitória significativa nos tribunais contra a desinformação digital. Em uma decisão de primeira instância divulgada nesta quarta-feira (25), a justiça chinesa condenou proprietários de canais digitais por fabricarem e disseminarem conteúdos falsos que prejudicaram a imagem comercial da montadora.

Justiça chinesa condena influenciadores a pagar R$ 1,6 milhão à BYD por fake news

O processo teve como alvo principal as contas conhecidas como “Long Ge fala de carros elétricos” e “Full Battery New Energy”. O tribunal entendeu que as informações publicadas por esses perfis não eram críticas legítimas, mas sim dados inventados com o objetivo de atacar a reputação dos produtos da marca.

Como resultado, os réus foram sentenciados a:

  • Interromper imediatamente qualquer publicação difamatória.

  • Retratar-se publicamente para mitigar os danos causados.

  • Pagar uma indenização de 2 milhões de yuans (cerca de US$ 285 mil ou R$ 1,6 milhão em conversão direta).

Foto: Divulgação

Liberdade de expressão vs. Ataques deliberados

A BYD, por meio de seu departamento jurídico, reforçou que a empresa não é avessa a críticas. Li Yunfei, executivo de relações públicas do grupo, destacou que existe uma linha clara entre a análise baseada em fatos e os ataques coordenados.

“Respeitamos a supervisão do público e aceitamos críticas objetivas, mas ataques deliberados à nossa reputação serão combatidos nos tribunais”, afirmou a companhia em nota.

Próximos passos

Embora a sentença seja um marco importante no combate às fake news no setor automotivo, a decisão ainda cabe recurso. Até o momento, não houve confirmação se os influenciadores envolvidos pretendem contestar o valor ou a condenação.

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Robson Quirino
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Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.