Juros altos e endividamento: Brasileiros mantêm sonho do 1º carro, mas consórcio vira a principal alternativa
Juros altos elevam endividamento de famílias (9,2% por carros). Saiba por que o consórcio se tornou a alternativa mais segura, com 4,97 milhões de participantes, para comprar o primeiro veículo.
Apesar de os juros para financiamento de veículos estarem em patamares historicamente elevados no Brasil, o sonho de ter o primeiro carro continua a mover os consumidores. Segundo dados da Federação Nacional da Distribuição de Veículos Automotores (Fenabrave), o país emplacou 1.060.352 carros entre janeiro e julho de 2025, um aumento de 3% em comparação com o mesmo período do ano anterior.
Juros altos e endividamento: Brasileiros mantêm sonho do 1º carro, mas consórcio vira a principal alternativa
Essa persistência em adquirir o automóvel, no entanto, tem um custo: o endividamento familiar. Pesquisa da Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) revelou que 78,5% das famílias brasileiras estão endividadas.
Desse total, 9,2% das dívidas estão ligadas a financiamentos de carros, um aumento de 0,8 ponto percentual em relação a julho de 2024.
Embora a necessidade de um veículo seja inadiável para muitas famílias, parte desse problema financeiro está ligada à falta de planejamento e à pressão cultural em torno da posse do automóvel, levando muitos a ignorar os riscos de dívidas de longo prazo com juros proibitivos.
Ao se deparar com a alta taxa de juros nos financiamentos tradicionais, o consumidor tem migrado para alternativas mais seguras, e o mercado de consórcios é o maior beneficiado dessa mudança de comportamento.
Consórcio em Ascensão: 5 Milhões de Participantes Ativos
O segmento de consórcios de veículos leves registrou um crescimento expressivo, alcançando 4,97 milhões de participantes ativos em abril de 2025, o que representa um aumento de 8,5% em relação a 2024. O número de cotas comercializadas no primeiro quadrimestre do ano também avançou 14,6%.
O consórcio se destaca como uma escolha inteligente por diversas vantagens:
-
Taxas Menores: As taxas de administração são significativamente menores do que os juros cobrados nos financiamentos.
-
Previsibilidade: Os reajustes, geralmente vinculados ao IGPM, evitam grandes surpresas financeiras.
-
Poder de Compra: A carta de crédito permite ao consumidor realizar a compra do veículo à vista na concessionária, abrindo melhores oportunidades de negociação.
Leia aqui: Consórcio de carro é furada? Revelamos os truques para não ter dor de cabeça
Para especialistas em finanças, a chave é entender que a compra do primeiro carro não deve ser uma urgência, mas sim um projeto. A disciplina e o planejamento, facilitados pela modalidade de consórcio, garantem que o veículo seja um sinônimo de conforto e liberdade, e não de aprisionamento em dívidas.
Diante dos juros históricos do financiamento, você acha que o consórcio é a melhor e mais inteligente alternativa para comprar o primeiro carro hoje? Conte sua experiência e opinião nos comentários!
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.