Licenciamento 2022 para placas 5 e 6 vence neste mês em MS; veja calendário

Justiça determina a volta da emissão do CRLV em papel moeda, entenda os motivos
CRLV (Foto: Detran)
publicidade

A data limite para pagar o licenciamento de veículos com placas finais 5 e 6 se aproxima em Mato Grosso do Sul. O procedimento, anual e obrigatório, autoriza o veículo a circular pelas vias do Estado e de todo o País. Proprietários de veículos tem até o dia 30 de julho para gerar e pagar a guia.

Saiba como deixar o licenciamento 2022 em dia

Veja como realizar o licenciamento 2022 de forma antecipada no DF
CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)
publicidade

O procedimento – que atesta que o automóvel se encontra em conformidade com as normas – é feito exclusivamente de forma online. Ao acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), o usuário deve clicar em ‘Portal de Serviços’, no canto superior direito, e é remetido diretamente ao ‘Meu Detran” – onde, após cadastrar seus dados, tem acesso direto a serviços de forma separada.

Para emitir e pagar o licenciamento, basta acessar a aba ‘Veículos’.

VEJA TAMBÉM

A data de vencimento de cada documento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo (veja o calendário abaixo). O licenciamento pode ser pago em qualquer agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além das casas lotéricas e da Rede Pague Fácil. A taxa também pode ser quitada por meio de aplicativos de bancos com a utilização do código de barras ou QR Code para pagamento via PIX.

publicidade

O valor do licenciamento, de R$ 205,34, é o mesmo para todos os tipos de veículos e é regulado por meio da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms).

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é uma autorização para que os veículos possam continuar a trafegar pelas ruas e estradas. Seu porte é obrigatório e deverá ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. 

publicidade

Desde o ano passado, para segurança e comodidade dos motoristas, o documento é apresentado em formato digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima, de acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa prevista para quem dirige sem estar com o CRLV em dia é de R$ 293,47.

Clique aqui e aperte o botão "Seguir" para você ser o primeiro a receber as últimas informações sobre este assunto no seu celular!

Confira o calendário do licenciamento 2022 em MS

  • Placas finais 1 e 2 – Maio
  • Placas finais 3 e 4 – Junho
  • Placas finais 5 e 6 – Julho
  • Placas finais 7 e 8 – Agosto
  • Placa final 9 – Setembro
  • Placa final 0 – Outubro
publicidade
Em Minas Gerais, a partir de 2022, o porte do CRLV com licenciamento de 2021 será obrigatório
O porte do CRLV com licenciamento de 2022 é obrigatório após vencimento (Foto: Blog Unidas)

O que você achou? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais e deixar seu comentário clicando aqui

Paulo Silveira
Paulo SilveiraJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar