Licenciamento 2022 para placas 5 e 6 vence neste mês em MS; veja calendário

Em Mato Grosso do Sul, a data limite para pagar o licenciamento 2022 de veículos com placas finais 5 e 6 é o próximo dia 30 de julho.

A data limite para pagar o licenciamento de veículos com placas finais 5 e 6 se aproxima em Mato Grosso do Sul. O procedimento, anual e obrigatório, autoriza o veículo a circular pelas vias do Estado e de todo o País. Proprietários de veículos tem até o dia 30 de julho para gerar e pagar a guia.

Saiba como deixar o licenciamento 2022 em dia

Veja como realizar o licenciamento 2022 de forma antecipada no DF

CRLV pode ser impresso (Foto: Detran-MT)

O procedimento – que atesta que o automóvel se encontra em conformidade com as normas – é feito exclusivamente de forma online. Ao acessar o site do Departamento Estadual de Trânsito de Mato Grosso do Sul (Detran-MS), o usuário deve clicar em ‘Portal de Serviços’, no canto superior direito, e é remetido diretamente ao ‘Meu Detran” – onde, após cadastrar seus dados, tem acesso direto a serviços de forma separada.

Para emitir e pagar o licenciamento, basta acessar a aba ‘Veículos’.

A data de vencimento de cada documento varia de acordo com o dígito final da placa do veículo (veja o calendário abaixo). O licenciamento pode ser pago em qualquer agência do Detran-MS ou na rede bancária credenciada – Banco do Brasil, Caixa Econômica Federal e Bradesco, além das casas lotéricas e da Rede Pague Fácil. A taxa também pode ser quitada por meio de aplicativos de bancos com a utilização do código de barras ou QR Code para pagamento via PIX.

O valor do licenciamento, de R$ 205,34, é o mesmo para todos os tipos de veículos e é regulado por meio da Unidade Fiscal Estadual de Referência de Mato Grosso do Sul (Uferms).

O Certificado de Registro e Licenciamento de Veículo (CRLV) é uma autorização para que os veículos possam continuar a trafegar pelas ruas e estradas. Seu porte é obrigatório e deverá ser apresentado à autoridade de trânsito sempre que solicitado. 

Desde o ano passado, para segurança e comodidade dos motoristas, o documento é apresentado em formato digital, por meio da Carteira Digital de Trânsito (CDT).

O motorista flagrado circulando com veículo não licenciado comete uma infração gravíssima, de acordo com o art. 230 do Código de Trânsito Brasileiro (CTB). A multa prevista para quem dirige sem estar com o CRLV em dia é de R$ 293,47.

Confira o calendário do licenciamento 2022 em MS

  • Placas finais 1 e 2 – Maio
  • Placas finais 3 e 4 – Junho
  • Placas finais 5 e 6 – Julho
  • Placas finais 7 e 8 – Agosto
  • Placa final 9 – Setembro
  • Placa final 0 – Outubro
Em Minas Gerais, a partir de 2022, o porte do CRLV com licenciamento de 2021 será obrigatório

O porte do CRLV com licenciamento de 2022 é obrigatório após vencimento (Foto: Blog Unidas)

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Paulo Silveira Lima
Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

ASSISTA AGORA