Jeep Renegade STD ou VW T-Cross Sense? Qual SUV vale a compra?

Jeep Renegade STD ou VW T-Cross Sense? Qual dos dois SUVs, que estão entre os veículos leves do mercado brasileiro, vale a compra?

Os SUVs compactos vieram para ficar. Hoje em dia, boa parte dos veículos mais vendidos do Pais são utilitários esportivos. Jeep Renegade STD e VW T-Cross Sense são dos dos modelos que estão entre os mais comercializados. Já em suas versões de entrada, eles mostram seus atributos. Hoje, iremos saber qual dois vale mais a compra.

Jeep Renegade STD ou VW T-Cross Sense? 

E o sucesso de ambos os veículos podem ser vistos nos números. De acordo com dados divulgados pela Fenabrave, o carro fabricado pela Jeep terminou o mês de maio no topo da categoria (7.361 unidades vendidas). Enquanto isso, o modelo feito pela Volkswagen foi o terceiro SUV compacto mais vendido (5.486 unidades).

Custando R$ 92.990, o Renegade STD é uma das configurações que recebem o motor Flex. O carro foi lançado 2014 como o primeiro fruto do então Grupo FCA no Brasil. Anos depois, ganhou a companhia do seu irmão mais velho Compass.

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil)

Por outro lado, o T-Cross é um dos veículos que utilizam a plataforma MQB A0. Ele está sendo oferecido com motorizações bicombustível. A versão de entrada Sense custa exatamente o mesmo que seu adversário. Vale lembrar que até pouco tempo ela era oferecida exclusivamente para o público PCD.

Enquanto o preço e a posição ranking de vendas deles são semelhantes, as dimensões começam a mostrar que eles são bem diferentes. O Jeep Renegade leva a melhor em quase todas delas. O veículo mede 4.232 mm de comprimento (contra 4.199 mm), 1.805 mm (contra 1.760 mm) e 1.658 mm de altura (contra 1.568 mm).

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Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil)

Foto: Divulgação/Volkswgaen do Brasil

Porém, é o veículo alemão que possui o maior entre-eixos (2.651 mm contra 2.570 mm). Claro, esta diferença não tira o fato do carro da Jeep ser bem espaçoso também. O veículo da VW se destaca por trazer um bagageiro maior (373 litros contra 320 l do rival).

Motorização

Seus dados de desempenho seguem bastante próximos. O Volkswagen T-Cross é equipado com motor 1.0 200 TSI Total Flex. Ele pode gerar uma potência máxima de 128 cv a 5.500 rpm e torque máximo de 20,4 kgfm entre 2.000 e 3.500 rpm. Sua transmissão é a automática de seis velocidades. Com este conjunto, o carro atinge a velocidade máxima de 184 km/h e vai até os 100 km/h em 10,4 segundos.

Foto: Divulgação/Volkswgaen do Brasil

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil

Já o propulsor usado pelo Jeep Renegade STD é o E.torQ 1.8 16v Flex, que tem uma potência máxima de 139 cv a 5.750 rpm. Seu torque é de 19,2 kgfm a 3.750 rpm. Ele pode acelerar de 0 a 100 km/h em 11,1 segundos e atingir a velocidade máxima de 182 km/h. Sua transmissão é a automática de seis velocidades.

Consumo

Um atributo que muitas pessoas levam em consideração na hora da compra é o consumo de combustível. Segundo dados do Inmetro, o T-Cross pode fazer 11 km/l (gasolina) e 7,6 km/l na cidade. Já na estrada, ele pode fazer 13,5 km/l (gasolina) e 9,5 km/l (etanol).

Do mesmo modo, o Renegade pode rodar: 10 km/l (gasolina) e 6,9 km/l (etanol) no perímetro urbano, e 12 km/l (gasolina) e 8,6 km/l (etanol) em trechos de estrada.

Equipamentos de série

Outro ponto positivo que os clientes prestam muito a atenção é o pacote oferecido pelo veículo. Novamente, estes dois SUVs fazem um ótimo trabalho, visto que oferecem um pacote de equipamentos bastante útil.

Foto: Divulgação/Volkswgaen do Brasil

O Volkswagen T-Cross Sense vem de série com seis airbags (dois frontais, dois laterais nos bancos dianteiros e dois do tipo cortina), freio a disco nas quatro rodas, sistema ABS, assistente de partidas em aclives, controle de tração, controle de estabilidade e bloqueio eletrônico do diferencial, ar-condicionado com filtro de poeira e pólen, direção elétrica, travas elétricas, vidros elétricos nas quatro portas, faróis com função ‘Coming & Leaving Home’, faróis de neblina com função ‘Cornering Light’, DRL (Daytime Running Light) em LED na região dos faróis de neblina, lanternas traseiras em LED, faróis com regulagem de altura, volante multifuncional, banco do passageiro dianteiro com encosto rebatível, e bancos traseiros rebatíveis.

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil

Seguindo a mesma linha, o Jeep Renegade STD traz de fábrica 4 alto falantes, freios ABS, airbag duplo, volante com ajuste de altura (e profundidade), ar-condicionado, banco com regulagem de altura, chave tipo canivete. computador de bordo, controle eletrônico de estabilidade, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, Hill Start Assist, luzes diurnas, piloto automático, painel de instrumentos de 3,5 polegadas, sistema Start&Stop, controle de tração, vidros (com one-touch) e travas elétricas.

Conclusão – VW T-Cross leva a melhor

Foto: Divulgação/Volkswgaen do Brasil

Assim sendo, temos aqui dois dos SUVs compactos mais vendidos do País. Apesar do Renegade ser o mais vendido, o T-Cross vence por oferecer mais pontos positivos que seu adversário, como desempenho melhor e um bom consumo de combustível. Além disso, a versão Sense já oferece um pacote de equipamentos bem completo.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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