Jeep Renegade: dicas de como usar a tração 4×4 do SUV!

Versões mais caras do Jeep Renegade possuem tração 4x4. Ela faz com que o carro se dê bem em estradas de terras. Mas como ela deve ser usada? 

Já faz um tempo que o Jeep Renegade está presente no mercado brasileiro. O carro foi lançado por aqui em 2015. Feito na cidade de Goiana-PE, ele possui diversas opções de acabamento e de motorização. As mais caras possuem um atributo interessante: a tração 4×4. Ela faz com que o carro se dê bem nem estradas de terras. Mas como ela deve ser usada?

Este é um sistema que está presente em boa parte dos utilitários esportivos e picapes. Quando alguém diz que o carro tem tração 4×4 significa que o motor pode enviar força para todas as rodas. Estradas com baixa aderência e trilhas são os locais mais propícios para o seu uso. No caso do Jeep Renegade, ela está disponível apenas nas versões movidas a diesel.

Jeep Renegade traz 4WD Lock e 4WD Low; entenda a diferença!

No caso, estamos falando das configurações Moab (R$ 155.490), Longitude (R$ 164.590) e Trailhawk (176.990). Todas elas estão equipadas com o propulsor Multijet 2.0 turbodiesel 16V. A potência 170 cv a 3.750 rpm e torque 35,7 kgfm a 1.750 rpm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de nove marchas.

Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep)

A tração 4×4 pode ser considerado um diferencial do carro. Poucos modelos da categoria o oferecem. O sistema usado aqui também pode ser encontrado nos jipes maiores da montadora norte-americana. Este é o caso do Compass e do Commander. Para acioná-lo, o carro deve estar ligado.

Já o câmbio precisa estar na posição D, R ou N. Normalmente, o próprio sistema já faz a transferência automática. Como o veículo traz uma tração sob demanda, toda a força fica nas rodas dianteiras. Mas caso precise, este sistema envia uma força de 20 kgfm para a traseira. Mas ela pode ser permanente graças a função “4WD Lock”.

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Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep)

Você ainda pode contar com a 4×4 reduzida (chamada de 4WD Low). Este é mais recomendado para pistas escorregadias e terrenos irregulares. O motorista irá selecionar estas funções nos botões localizados atrás da manopla de câmbio. Ele também serve com o seletor do Selec-Terrain. Uma luz de LED se acenderá ao lado do modo de condução escolhido. Você pode escolher entre cinco modos:

  • Automático
  • Snow (para usar na neve)
  • Sand (Terra)
  • Mud (lama)
  • Rock (rochas; exclusivo do modelo Trailhawk)

Desempenho no mercado

Jeep Renegade (Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep)

O Jeep Renegade pode ser considerado o queridinho do Brasil. Isso porque ele é o sonho de consumo de muita gente. Sem falar que já faz um tempo que está nas primeiras posições do ranking de vendas. De acordo com a Fenabrave, ele teve 54.170 unidades comercializadas desde o começo deste ano.

Já vimos que a tração 4×4 dele é um dos atributos. Mas as versões Flex também possuem bons pontos positivos. Ele é um dos mais baratos da categoria, por exemplo. O Renegade STD está custando a partir de R$ 92.990. Ele, o Sport, o Longitude e o Limited estão equipados com o motor E.torQ 1.8 16V Flex. Sua potência máxima é de 139 cv e torque de 19,2 kgfm. A transmissão utilizada nestes modelos é a automática de seis velocidades.

O porta-malas pode variar com a versão. Isso porque a maioria das versões (Flex e Diesel) tem capacidade para 320 litros e o modelo Trailhawk tem espaço para 273 litros.

(Com informações de Insta Carro, Comprecar e Jornal do Carro)

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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