Jeep Grand Cherokee 2021: conheça o irmão maior do Compass

Irmão maior de Renegade e Compass, o Jeep Grand Cherokee 2021 está sendo vendido apenas na versão Limited, com preços a partir de R$ 389.990

Os Estados Unidos são responsáveis por produzir e importar para o mundo muitos dos maiores ícones do mundo dos automóveis, principalmente na categoria dos SUVs. Um deles é o Jeep Grand Cherokee 2021. Atualmente, ele está vendido por aqui em sua quarta geração. Além de possuir o mesmo porte imponente de sempre, o irmão mais velho do Compass e do Renegade tem como destaque todos os sistemas de segurança.

Jeep Grand Cherokee 2021

Ele não é só um dos veículos mais conhecidos da marca. O Grand Cherokee é uma das principais referências do mundo dos jipes de luxo desde os anos 1990. Apresentada por aqui durante o Salão do Automóvel de 2010, a atual geração do veterano começou a ser vendido no ano seguinte. Desde então, não passou por grandes novidades em seu visual. Mesmo assim, ele ainda mostra que está bem fisicamente e visualmente.

O Jeep Grand Cherokee mede 4.828 mm de comprimento, 1.943 mm de largura, 1.802 mm de altura e distância entre-eixos de 2.915 mm. Ou seja, um carro bastante robusto e com um bom espaço interno.

Foto: Divulgação/Jeep

Na linha 2021, apenas duas opções de acabamento estão sendo oferecidas pela rede de concessionárias. Custando R$ 389.990, o Grand Cherokee Limited concorre com outros utilitários esportivos de luxo disponíveis no mercado. Esse é o caso, por exemplo, do Land Rover Discovery e do Volvo XC60. Além disso, você pode encontrar unidades da série especial “80 anos” (R$ 496.990). Ela oferece algumas exclusividades, como assentos de couro com costura exclusiva, rodas de 20 polegadas e peças na cor grafite.

Sob o capô está um dos principais destaques do veículo. O propulsor usado pelo Grand Cherokee é um 3.0 turbo Diesel, que pode gerar uma potência máxima de 241 cv a 4.000 rpm. O torque é de 56 kgfm a 1.800 rpm. Com ele, o carro atinge a velocidade máxima de 202 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,2 segundos.

Seu conjunto mecânico ainda é formado pela transmissão automática de oito velocidades. Sem falar dos itens que melhoram a experiência off-road. Este é o caso da tração integral Quadra-Trac II, o controle de descida (HDC) e o sistema de tração Selec-Terrain.

Equipamentos de série

Do mesmo modo que outros veículos que estão na mesma faixa de preço, o Jeep Grand Cherokee Limited 2021 traz uma farta lista de equipamentos de série.

Um assunto onde ele se destaca são os seus modernos sistemas de direção semi-autônma. Como não tem opcionais, ele já vem de série com, alerta de mudança de faixa, Park Assist, monitoramento de pontos cegos, controle de cruzeiro adaptativo, assistente avançado de frenagem ativa, monitoramento de pontos cegos e entre outros.

Agora, seu espaço interno é muito bom e os ocupantes podem aproveitar os dias ensolarados com o teto solar. Por outro lado, o bagageiro tem espaço para 457 litros.

Foto: Divulgação/Stellantis/Jeep do Brasil

Por fim, dentro de seus os principais equipamentos, carro oferece sete airbags, alarme, paddle-shifts, ar-condicionado dual-zone, banco do motorista com ajustes elétricos, bancos dianteiros e traseiros aquecidos (e ventilados), câmera de ré, desembaçador do vidro traseiro, direção elétrica, controle eletrônico de estabilidade, faróis bi-xênon, farol com nivelamento automático, assistente de partida em rampas, faróis de neblina, quadro de instrumentos com tela de sete polegadas, sensor crepuscular, sensor de chuva, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), central multimídia UCONNECT de 8,4 polegadas (com Android Auto e Apple Carplay, vidros e travas elétricas, volante revestido em couro e entre outros.

Nova geração

Foto: Divulgação/Jeep

Nos Estados Unidos, a quinta geração já está sendo comercializada. Revelado no começo do ano, o novo Jeep Grand Cherokee possui um porte maior, é mais moderno e possui itens mais tecnológicos. Ainda não existem indícios de quando ela chegará ao Brasil, mas seria muito bem-vinda.

 

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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