Jeep, Fiat e Volkswagen lideram aumentos de preços dos 0Km em agosto
Duas marcas do grupo Stellantis (Jeep e Fiat) tiveram os maiores aumentos de preços de carros 0km em agosto. A VW segue a mesma lógica. Veja!
Tanto a Jeep quanto a Fiat vivem um ótimo momento no mercado. Seus veículos ocupam as primeiras posições do ranking de mais vendidos. Individualmente, as duas montadoras estão bem também, sendo que a italiana é a líder do mercado. No entanto, estas duas marcas do grupo Stellantis também foram as que tiveram os maiores aumentos de preços de carros 0km em agosto. A VW segue a mesma lógica.
Quem diz isso é o Monitor de Variação de Preços da Kelley Blue Book Brasil. Como você já deve saber, esta empresa é especializada em preços de carros novos, seminovos e usados. Para fazer seus levantamentos, ela faz o uso de análise de dados e Big Data. Neste mês, eles analisaram a uma amostragem de 26.148 versões de veículos à venda (novos, seminovos e usados).
Jeep, Fiat e Volkswagen lideram aumentos de preços dos 0Km em agosto
Todas as marcas aqui apresentadas tiveram crescimentos acima da média. De acordo com a KBB Brasil, os preços dos carros 0km tiveram uma variação média de +0,23%. No mês anterior, o crescimento foi de 0,35%. Destaque para os veículos de ano modelo 2022, que cresceram 0,23%.
E ela divulgou a lista das marcas com as maiores aumentos de preços. Quem lidera este ranking é a Jeep, marca norte-americana do grupo Stellantis. Os reajustes médios da marca foram de 1,24%. E justamente em um mês bastante especial. Dois de seus veículos terminaram entre os cinco mais vendidos (Renegade e Compass). Sem falar que entre as marcas, ela aparece na quinta posição.
Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Mobi 2022 Preços, Ficha Técnica, Fotos e Mais!
A líder do mercado é a Fiat e ela aparece aqui logo na segunda posição. Segundo a KBB Brasil, os preços marca de Betim-MG tiveram um crescimento de 1,23% no mês passado. Vale lembrar que três veículos dela formaram o pódio de veículos mais vendidos. Ainda vale citar que no mês passado , você viu aqui no Garagem360 que a marca fez mudanças nos preços dos carros.
Já a VW aparece na terceira posição. Os aumentos aqui foram de 0,90%. Ela foi uma das marcas que foram afetadas pela crise dos semicondutores. Mesmo assim, fechou o mês com 23.283 unidades vendidas. Destaque também para o T-Cross, que voltou a figurar entre os SUVs mais vendidos.
Leia também: VW T-Cross 2022 Preços, Ficha Técnica e Muito Mais!
Outra marca afetada pela falta dos componentes e que aparece no ranking é a Renault (0,78%). Por fim, a Kia fecha o ranking, visto que seus preços tiveram uma variação média de 0,52%.
Carros usados e seminovos crescem até nos preços
Por conta da falta de insumos, a venda de carros usados aumentou bastante neste último mês. De acordo com a Fenabrave, foram comercializadas 1.074.324 unidades entre automóveis de passeio e comerciais leves. Ou seja, um crescimento de 1,25% com relação o mês anterior e 17,12% com relação ao mês de agosto de 2020.
Só que ao mesmo tempo, eles valorizaram mais . Os veículos seminovos (que são aqueles com até 3 anos de uso), por exemplo, tiveram uma variação média de +0,92% no último mês. Dentre eles destaque para os carros de ano modelo 2021, 2019 e 2018, que tiveram reajustes médios acima da média do mês (0,97%, 0,94% e 1,32%, respectivamente).
Enquanto isso, os carros usados, que são aquele entre 4 e 10 anos de uso, tiveram o maior crescimento aqui. No último mês, os preços de carros usados aumentaram em média 1,46%. Sendo que no mês de junho eles já tinham subido 0,81%. Destaque aqui para os veículos ano 2011, que tiveram uma variação média de +3,15%.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.