Jeep e Chrysler encerram produção de híbridos plug-in nos EUA

Reviravolta na Stellantis! Jeep e Chrysler descontinuam oficialmente todos os seus modelos híbridos plug-in (4xe) nos EUA. Entenda a nova estratégia focada em elétricos com extensor de autonomia.

O que parecia ser o pilar da eletrificação para a Jeep e a Chrysler acaba de sofrer um corte abrupto. A Stellantis confirmou oficialmente a descontinuação de todos os seus modelos híbridos plug-in (PHEV) no mercado norte-americano. Com isso, ícones recentes como o Jeep Wrangler 4xe — que chegou a ser o plug-in mais vendido da América —, o Grand Cherokee 4xe e a minivan Chrysler Pacifica PHEV saem de linha definitivamente ao fim do ano-modelo 2025.

Jeep e Chrysler encerram produção de híbridos plug-in nos EUA

A decisão foi confirmada após o desaparecimento desses veículos nos configuradores oficiais das marcas. Embora recalls recentes tivessem pausado as vendas temporariamente, a empresa revelou que o encerramento é estratégico e não apenas um adiamento.

Jeep e Chrysler encerram produção de híbridos plug-in nos EUA – Foto: Divulgação

A Stellantis justifica a medida como uma resposta às mudanças na demanda dos consumidores e às novas exigências regulatórias. Em vez de apostar em carros que precisam ser carregados na tomada para rodar poucos quilômetros no modo elétrico, a gigante automotiva focará em duas frentes:

  • Híbridos convencionais: Sistemas que não exigem recarga externa.

  • Veículos com Extensor de Autonomia (EREV): Carros elétricos que utilizam um motor a combustão apenas como gerador para carregar as baterias em movimento (tecnologia que será vista na futura picape Ram EV).

O que acontece agora?

Para os entusiastas da Jeep, o sumiço da linha 4xe marca uma guinada agressiva. A empresa afirma que essa nova abordagem permitirá oferecer propulsores mais eficientes e competitivos, simplificando o portfólio e focando em tecnologias que melhor atendam às necessidades reais de autonomia dos clientes.

Vale notar que essa decisão, por enquanto, foca nas operações da América do Norte, mas serve como um alerta para os rumos da marca em outros mercados.

Leia aqui: Vazou: Jeep Renegade 2027 é visto no Brasil com novo visual e motor híbrido de 48V

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.