Jeep Compass traz o que há de melhor em segurança e tecnologia
Moderno e robusto, o Jeep Compass também é um carro para quem busca confiabilidade. Pela primeira vez em um veículo produzido no Brasil, o consumidor tem acesso a um conjunto avançadíssimo de itens de segurança, tanto para o motorista quanto para os passageiros.
O pacote de série inclui controle eletrônico de estabilidade (ESC), sistemas de monitoramento da pressão dos pneus (TPMS) e anticapotamento (ERM), controle de velocidade de cruzeiro, controle de partida em subida, assistente de partida em rampa (HSA), freios a disco nas quatro rodas com ABS, três pontos de fixação de cadeiras infantis Isofix, repetidores de direção nos retrovisores externos e direção de torque dinâmico (DST), que induz o condutor a virar o volante corretamente em uma situação de perda de aderência.
No entanto, o maior destaque no quesito segurança do Compass é o seu inédito conjunto de recursos. Ele é formado por controle adaptativo de velocidade, que permite manter uma distância segura do carro da frente, aumentado e diminuindo a velocidade de forma autônoma; aviso de colisão frontal, tecnologia que usa câmeras e um radar para acionar o freio automaticamente em casos de possíveis impactos; e monitoramento de mudança de faixa (LDW), que avisa o motorista através de uma vibração no volante quando ele está mudando de faixa.
Outros dispositivos presentes no SUV médio da Jeep são freio de estacionamento eletrônico e automático, faróis automáticos (garantem uma visão adequada para dirigir em segurança, já que a intensidade da luz é regulada conforme a necessidade), faróis de neblina com função cornering (acende do lado que se esterça em manobras ou em baixas velocidades), sensores de ponto cego (informam caso algum obstáculo esteja posicionado ao redor do veículo nas zonas de pouca visibilidade) e sistema de estacionamento automático, o Park Assist, que opera em vagas paralelas e perpendiculares.
Além dos recursos de segurança ativa, ou seja, que evitam que um acidente ocorra, monitorando as condições e auxiliando o motorista, o Compass faz uso intensivo das mais altas tecnologias de segurança passiva (aquela que entra em ação quando um acidente acontece, minimizando suas consequências). Para isso, ele é equipado com sete airbags (dois laterais, dois de cortina, um para os joelhos do motorista e dois frontais) – é opcional para as versões Sport e Longitude e de série para Limited e Trailhawk – e tem mais de 70% da sua carroceria feita com materiais de alta resistência, que absorvem gradativamente os impactos.
Tecnologia a favor do conforto
A tecnologia é outro ponto que merece destaque no Compass. A partir da configuração Longitude é oferecida a chave inteligente Keyless Enter N’Go. Com ela no bolso, pode-se entrar no veículo e dar a partida apertando o botão na coluna de direção. O dispositivo ainda conta com a opção da partida remota do motor, poermitindo climatizar previamente a cabine.
Outra atração é a tela configurável de TFT no quadro de instrumentos (presente em todas as versões do SUV), que apresenta quase duas dezenas de informações do computador de bordo e de outros sistemas, a exemplo de áudio, navegação GPS, telefonia e recursos de segurança. As funções são controladas por meio de botões no raio esquerdo do volante, que também abriga comandos do controle de velocidade de cruzeiro (incluindo ACC, quando equipado), do limitador de velocidade e de áudio.
Todas as configurações do Compass ainda trazem de série o sistema multimídia Uconnect com tela de toque, navegador GPS embutido, câmera de ré e conexões Bluetooth e USB, sendo que já a partir da Longitude o monitor é colorido de 8,4 polegadas, com funções extras como controle do ar-condicionado e comandos de voz mais avançados. Por fim, a qualidade de áudio fica ainda melhor com o som opcional da renomada marca Beats, de 506 Watts de potência, nove alto-falantes e subwoofer.