Jeep Compass Trailhawk ou Ford Bronco? Qual SUV 4×4 leva a melhor?

A cultura automobilística norte-americana é bastante variada. Recentemente, você leu aqui um pequeno comparativo entre o Chevrolet Camaro e o Ford Mustang, que são dois ícones do País. Porém, existe outro tipo de veículo que sempre fez bastante sucesso e vem crescendo bastante por aqui: os utilitários esportivos. É impossível não falar dos SUVs americanos. E chegou a hora de comparar dois lançamentos recentes do nosso mercado, mas que são fabricados por montadoras dos EUA. Jeep Compass Trailhawk ou Ford Bronco Sport? Qual SUV 4×4 leva a melhor?

Cotado para ser o grande rival do SUV médio mais vendido do Brasil, o Ford Bronco está disponível apenas na configuração Wildtrack e ela custa R$ 256.900. Enquanto isso, o Jeep Compass recebeu uma série de mudanças e um novo motor turbo diesel. Sua versão mais cara (Trailhawk) está custando a partir de R$ 229.473.

Jeep Compass Trailhawk ou Ford Bronco? Qual SUV 4×4 leva a melhor?

E os dois possuem muita história para contar. O Jeep Compass foi lançado por aqui em 2011. Porém, sua primeira geração não empolgou tanto. Com a chegada da segunda geração e o início da produção local, em 2016, o carro engrenou e atingiu o ponto mais alto do ranking de vendas (dentro da sua categoria).

Foto: Divulgação/Jeep do Brasil)

Enquanto isso, o Ford Bronco é um dos carros mais conhecidos da América do Norte. Por lá, ele foi produzido entre 1965 e 1996. Porém, isso ficou para trás e o modelo chega a sua sexta geração. Ele ficou maior e mais moderno. Aqui no Brasil, a marca pretende disputar espaço com as versões mais caras do Compass e com outros jipes – como Chevrolet Trailblazer e Toyota SW4.

Uma dos pontos positivos é seu porte. Ele mede 1.888 mm de largura, 1.813 mm de altura e 4.386 mm de largura. Sua distância entre-eixos de 2.670 mm garantem um bom espaço para os ocupantes. Mesmo só ganhando no último requisito, o Jeep Compass não fica muito atrás e mostra que também é imponente. Suas dimensões são: 1.819 de largura; 1.653 mm de altura e 4.404 mm de comprimento.

Foto: Divulgação/Jeep do Brasil
Foto: Divulgação/Ford do Brasil

O amplo espaço interno de ambos também é um ponto bastante interessante. Seus entre-eixos medem:

  • Jeep Compass:2.636 mm
  • Ford Bronco: 2.670 mm

Além disso, seus porta-malas possuem um espaço amplo. Aqui, a vantagem é do lançamento da Ford (482 litros contra 388 litros do Compass).

Motorização

Embora tenha passado por modificações em seu exterior, o Jeep Compass a diesel manteve o propulsor 2.0 TD350, que pode produzir uma potência máxima de 170 cv a 3.750 rpm. Seu torque é de 350 Nm a 1.750 rpm. Com ele, o carro pode produzir uma velocidade máxima de 194 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 10,7 segundos. Sua transmissão é a automática de nove velocidades.

Já o Ford Bronco Sport possui debaixo do motor o motor 2.0L Ecoboost. Ele pode gerar uma potência máxima de 240 cv a 5.550 rpm e torque de 373 Nm a 3.000 rpm. De acordo com a montadora, ele atinge a velocidade máxma de 180 km/h e acelera de 0 a 100 km/h em 8,0 segundos. O carro usa uma caixa automática de oito velocidades.

Ambos possuem tração 4×4, embora o funcionamento seja diferente em cada um dos SUVs.

Equipamentos de série

Agora, se tem um ponto que os dois são bastante parecidos é na questão dos equipamentos de série. Os pacotes oferecidos nas versões aqui comparadas são fartos. Sem falar que o acabamento interno de ambos é de primeira linha.

Foto: Divulgação/Jeep do Brasil)

Para a linha 2022, a Jeep resolveu trabalhar mais no incremento de novas tecnologias. O carro passou a contar com a central multimídia UCONNECT de 10,1 polegadas.

O carro ainda oferece adesivo de capô, rodas 17″ diamantadas, protetor de cárter, protetor de tanque, monitoramento de ponto cego, ar-condicionado digital automático dual-zone, freios ABS com EBD, acendimento automático dos faróis, alarme, banco do motorista com regulagem de altura, bancos de couro, sistema keyless, controle de estabilidade, controle de tração, controle anti-capotamento, câmera de ré, direção elétrica, freio de estacionamento eletrônico, Hill Descent Control, sensor de chuva, sensores de estacionamento dianteiro e traseiro, Park assist, volante multifuncional revestido em couro, banco elétrico do motorista, rodas de 19 polegadas diamantadas, monitoramento de ponto cego, banco elétrico para o motorista, parafuso antifurto nas rodas e sete airbags.

Foto: Divulgação/Ford do Brasil)

Já o grande trunfo do Ford Bronco Sport são os sistemas semiautônomos. Destaque para o assistente de manobras evasivas, alerta de colisão, piloto automático adaptativo e entre outros.

O carro ainda conta com nove airbags, faróis Full LED, faróis de neblina, ar-condicionado digital dual-zone, bancos parcialmente revestidos em couro, bancos dianteiros aquecidos, banco traseiro rebatível, paddle-shifts, teto solar elétrico, volante com revestimento em couro, abertura automática dos vidros elétricos, assistente de frenagem autônoma com detecção de pedestre, assistente de partidas em rampas, controle automático em decidas, controle eletrônico de estabilidade, controle de tração, sensor de chuva, sensor de estacionamento, carregador por indução. painel de instrumentos digital de 6,5 polegadas, central multimídia de oito polegadas e entre outros.

Conclusão

Assim sendo, a nova safra de SUVs médios está ficando cada vez mais tecnológica e o mercado vai ganhando cada vez mais opções. Bom para o público, visto que eles terão mais opções para comprar. O Ford Bronco tem tudo para ser um rival a altura do Jeep Compass. Vimos aqui que ele traz alguns itens inovadores e um espaço interno muito bom. Porém, o preço é um dos pontos negativos.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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