Jeep Compass ou Corolla Cross: qual SUV tem melhor versão de entrada

A categoria dos SUVs médios se destacou durante o ano de 2021. Novos modelos, como o Toyota Corolla Cross, foram lançados em solo brasileiro. Este inédito modelo possui diversos atributos. Hoje, ele é o segundo veículo mais vendido da categoria. Ficando atrás apenas do Jeep Compass, que ganhou uma reestilização. Qual dos dois vale mais em suas respectivas versões de entrada; Jeep Compass ou Corolla Cross?

 

Jeep Compass
Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Compass ou Corolla Cross: qual SUV tem melhor versão de entrada

Os dois possuem preços muitos parecidos. O Jeep Compass Sport T270 (Turbo Flex) está com preços a partir de R$ 151.990. Enquanto isso, o Toyota Corolla Cross XR está custandoa partir de R$ 153.290. Vamos ver a partir de agora o que estes modelos podem oferecer.

Primeiramente, falaremos do desempenho dos dois nas vendas. Ambos são os mais emplacados em todo o Brasil na categoria. Aliás, esta categoria não para de crescer. De acordo com dados da Fenabrave, o modelo da montadora norte-americana teve 64.240 unidades vendidas entre janeiro e novembro. Enquanto isso, o carro da empresa japonesa teve 36.971 unidades comercializadas.

Jeep Compass

Isso coloca ambos também entre os 20 automóveis de passeio mais vendidos. Isso mostra que as estrategias das marcas estão dando certo. No caso do Jeep Compass, por exemplo, estamos falando da reestilização que o modelo passou no começou do ano. A primeira desde seu lançamento, em 2016. Fabricado em Goiana-PE, o modelo ganhou novidades no seu visual e no interior.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Mesmo sendo a versão mais em conta, o modelo Sport mantém o visual imponente do carro. O conjunto óptico já traz faróis Full LED e faróis de neblina em LED. Sem falar das rodas em liga de 17 polegadas (pneus 225/60), frisos cromados na região das janelas e repetidor lateral nos retrovisores. O veículo mede 4.416 mm de comprimento, 1.819 mm de largura e 1.635 mm de altura.

Toyota Corolla Cross

Já o Toyota Corolla Cross é um modelo totalmente novo e produzido sobre a plataforma TNGA (GA-C), o modelo chegou para ser o SUV mais barato da montadora. E ele traz alguns elementos que lembram seus irmãos. A grade dianteira trapezoidal dupla, por exemplo, lembra muito o RAV4 vendido por aqui. O porte também impressiona. O carro mede 4.460 mm de comprimento, 1.620 mm de altura e 1.825 mm de largura.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)
Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação/Jeep)

Alguns detalhes da versão de entrada XR são um poucos mais simples que nas outras versões. Os faróis, por exemplo, são de halogêneo. Já as rodas são de 17 polegadas e possuem um acabamento na cor prata (pneus 215/60 R17). Mas o veículo traz luzes de condução diurna e faróis de neblina em LED.

Conjunto mecânico e consumo

Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação/Jeep)

Ambos possuem conjunto mecânicos bastante interessantes. No entanto, o novo motor 1.3 Turbo Flex do Compass é mais potente. Ele pode gerar uma potência máxima de 185 cv e um torque máximo de 27,5 kgfm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades. Já seu concorrente, o Corolla Cross XR, traz um propulsor 2.0L Dynamic Force Dual VVT-iE 16V DOHC.  Este pode produzir 177 cv de potência máxima e 21,4 kgfm de torque máximo. O carro ainda traz uma transmissão do tipo CVT.

Consumo e outros atributos

Jeep Compass
Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

E este conjunto faz o carro da Toyota ser bastante eficiente. Ele é ligeiramente mais econômico que o seu concorrente norte-americano. Segundo o Inmetro, o Corolla Cross pode fazer.

  • Cidade: 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol)
  • Estrada: 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol)

Já o Jeep Compass pode rodar:

  • Cidade: 10,5 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (etanol)
  • Estrada: 12,1 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol)

Normalmente, pessoas procuram SUVs médios por conta do bom espaço interno e pelo porta-malas espaçoso. E com os dois modelos aqui presentes as coisas não são diferentes. No caso, o Toyota Corolla Cross vence nos dois quesitos. O modelo tem um porta-malas de 440 litros (contra 410 litros do Compass) e um entre-eixos de 2.640 mm (contra 2.636 mm de comprimento).

Equipamentos de série

Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação/Jeep)

Aproveite e veja: 10 novos SUVs que chegam em 2022!

Os dois modelos também não decepcionam quando o assunto é equipamentos de série. O Jeep Compass Sport Turbo Flex vem com:

freios ABS com EBD, volante com ajuste de altura (e profundidade), alarme, banco do motorista com regulagem de altura, chave de presença com telecomando (sistema Keyless), central multimídia de oito polegadas, seis airbags, controle de tração, controle de estabilidade, câmera de ré, direção elétrica, faróis Full LED com assinatura em LED, faróis de neblina em LED, Jeep Traction Control+, Auto Hold, rodas de 17”, ar-condicionado dual zone, freio de estacionamento eletrônico, sensor de estacionamento, sensores de chuva e crepuscular, volante com acabamento em couro, quadro de instrumentos de 3,5”, três entradas USB e entre outros.

Toyota Corolla Cross (Foto: Divulgação/Toyota)

Enquanto isso, o Toyota Corolla Cross XR não fica muito atrás e vem com um bom conteúdo. Dentre os principais equipamentos, podemos destacar:

sete airbags, ar-condicionado digital de duas zona, banco do motorista e com regulagem, central multimídia de oito polegadas, câmera de ré, computador de bordo com tela TFT de 4,2 polegadas, controle eletrônico de estabilidade (VSC), controle eletrônico de tração (TRC), sistema de assistência ao arranque em subida (HAC), sensor de estacionamento traseiro, faróis com acendimento automático e ajuste de altura elétrico, faróis de neblina dianteiros em LED, luz de frenagem emergencial automática, alarme volumétrico e entre outros

Fique com o Jeep Compass Sport!

Jeep Compass Sport (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, o mercado está bem servido de SUVs médios. No entanto, o líder de vendas Jeep Compass pode entregar mais em sua versão de entrada Sport. Além de ter um acabamento melhor, ele pode tem uma lista de equipamentos mais recheada. Sem falar que é mais potente. Apesar da derrota neste comparativo, o Toyota Corolla Cross XR não decepciona e também tem grandes vantagens.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar