Jeep Compass e Tiggo 7 Pro: quem vence duelo de SUVs médios?

Uma categoria que vem se destacando no cenário nacional é a dos SUVs médios. No ano passado, tivemos o lançamento de alguns modelos importantes. O novo Jeep Compass, que passou por uma boa reestilização, e o Caoa Chery Tiggo 7 Pro, que foi mostrado no final do ano, são dois deles. Mas qual deles pode oferecer o melhor custo-benefício? Bom, é isso que descobriremos a partir de agora.

E começamos falando dos preços destes modelos. Para este comparativo, iremos considerar a versão Limited do carro feito em Goiana-PE. Ela custa a partir de R$ 189.990. Este é o mesmo preço do veículo que está feito na fábrica da Caoa Chery em Anápolis-GO. Ou seja, temos aqui um empate.

Jeep Compass
Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Compass e Tiggo 7 Pro: quem vence duelo de SUVs médios?

Temos neste comparativo dois modelos que agitaram o mercado em 2021. Além do Tiggo 7 Pro, também tivemos o lançamento do Toyota Corolla Cross e do VW Taos. Três modelos que buscam repetir o sucesso que o Jeep Compass vem fazendo desde seu lançamento. E o carro da montadora norte-americana foi mais uma vez o mais vendido. De acordo com dados da Fenabrave, ele teve 70.906 unidades vendidas.

Jeep Compass
Caoa Chery Tiggo 7 Pro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

E o líder da categoria passou por algumas mudanças no ano passado. Na ocasião, a grade e o para-choque foram redesenhados. Já os faróis passaram a ser em Full LED. Nesta versão Limited, as rodas são de 19 polegadas. O interior também recebeu um tratamento bastante especial. Mas ele não perdeu suas principais características, como o apelo aventureiro e o porte imponente.

O carro mede 4.404 mm de comprimento, 1.819 mm de largura e 1.625 mm de altura. No outro lado está um dos lançamentos mais recentes. O Caoa Chery Tiggo 7 Pro chegou ao mercado para continuar o legado de ser o maior SUV de sete lugares vendido pela marca. Além disso, chega para ser mais um modelo da linha de carros Pro. Seu visual se destaca bastante. A grade dianteira, por exemplo, tem um formato hexagonal e traz uma malha com forma de colmeia.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)
Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Sem falar que ela traz um contorno com detalhes cromados. Já os faróis são em Full-LED. Na lateral, podemos ver o quão interessante e futurista este carro é. O design na região da coluna C dá a impressão de teto flutuante. Enquanto isso, na traseira, as lanternas são bastante parecidas. Este carro também se destaca pelo porte. Ele mede 4.500 de comprimento, 1.842 mm de largura e 1.705 mm de altura.

Conjunto mecânico

Caoa Chery Tiggo 7 Pro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Estes dois carros trazem conjuntos mecânicos modernos. E ambos são potentes. O Jeep Compass Limited está equipado com o motor 1.3 GSE Turbo Flex (T270), que pode gerar uma potência máxima de 185 cv de potência máxima e 270 Nm de torque máximo. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Enquanto isso, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro traz sobre o capô o propulsor 1.6L Turbo com injeção direta de gasolina. Ele pode gerar uma potência máxima de 187 cv e um torque máximo de 275 Nm. Sua transmissão é uma automática (dupla embreagem) Wet Clutch de sete velocidades. Ele é ligeiramente mais potente que o modelo acima.

Consumo e outros atributos

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

O consumo é um dos tópicos mais importantes avaliados pelos clientes. E quem leva a vantagem neste quesito é o Jeep Compass Limited Turbo Flex. Segundo dados do Inmetro, ele pode fazer:

  • Cidade: 10,2 km/l (gasolina) e 7,2 km/l (etanol)
  • Estrada: 11,7 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)

Já o Caoa Chery Tiggo 7 Pro pode rodar:

  • Cidade: 9,9 km/l
  • Estrada: 11,7 km/l

E estamos falando aqui de dois carros com bastante atributos. Tanto o carro da Jeep quanto o SUV da Caoa Chery possuem um bom espaço interno, por exemplo. No caso, o Tiggo 7 Pro vence no quesito distância entre-eixos (2.670 mm contra 2.636 mm do Compass). Ele também vence quando falamos do porta-malas (475 litros contra 410 litros).

Equipamentos de série

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Estes dois carros se destacam também pela quantidade de equipamentos. O Jeep Compass Limited Turbo Flex, por exemplo, vem de série com:

Ar-condicionado digital automático, alarme, Adventure Intelligence,  banco do motorista com regulagem de altura, bancos de couro, central multimídia de 10,1 polegadas, sistema Keyless Enter-n Go, controle de tração, controle de estabilidade, direção elétrica, Hill Start Assist, Jeep Traction Control+, painel de instrumentos digital (10,25 polegadas), piloto automático, protetor de cárter, sensor de chuva, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), sete airbags, sistema Auto Hold, Park Assist, GPS, volante com acabamento em couro, carregador de celular por indução e entre outros.

Caoa Chery Tiggo 7 Pro (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Do mesmo modo, o Caoa Chery Tiggo 7 Pro também entrega um conteúdo muito bom. Dentre os equipamentos, podemos destacar:

Sistame de chave presencial, abertura e fechamento das portas e do porta-malas por aproximação, carregador de celular por indução, freio de estacionamento com acionamento eletrônico, painel de instrumentos digital (12,3 polegadas), central multimídia de 10,25 polegadas, câmera de visão 360º, sistema de monitoramento de ponto cego, alerta de tráfego traseiro, alarme de colisão traseira, ar-condicionado dual zone, direção elétrica, banco do motorista com ajustes elétricos, sensor de estacionamento traseiro, faróis follow me home, teto solar panorâmico, bancos com revestimento premium, seis airbags e entre outros.

Conclusão – Fique com o Jeep Compass Limited Turbo Flex

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, temos aqui duas boas novidades do mercado de SUVs médios. E não foi fácil decidir entre os dois. O novo veículo da Caoa Chery possui muitos atributos para se tornar um sucesso de vendas. No entanto, o Jeep Compass vence este comparativo por oferecer um consumo melhor que o do Tiggo 7 Pro e um pacote de equipamentos bem interessante. Ou seja, um custo-benefício melhor.

Pedro Giordan
Pedro GiordanJornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.
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