Jeep Compass 4xe chega para iniciar a nova era de híbridos da marca

Confira os detalhes do Jeep Compass 4xe, novo SUV que chega para iniciar os planos de eletrificação da marca no Brasil, veja.

Com preço de R$ 349.990, o SUV médio, Jeep Compass 4xe, que estreia com motorização híbrida, chega importado da Itália com autonomia superior a 900 km. De acordo com a marca, o carregamento completo da bateria é feito em 100 minutos.

Novo Jeep Compass 4xe acaba de ser lançado no Brasil (Foto: Divulgação)

O início de uma nova era: Jeep estreia motorização híbrida através do Compass 4xe

“Uma nova era do extraordinário começa no Brasil”, pelo menos é assim que a Jeep anuncia o lançamento do SUV médio Compass S 4xe híbrido plug-in, para o mercado nacional.

O SUV eletrificado estreia com ainda mais performance, sofisticação e eficiência. O Compass 4xe é o primeiro fruto de uma série de produtos eletrificados que a Jeep reserva para o Brasil.

O que já revela dos planos da marca em agregar a motorização híbrida para os demais modelos de seu portfólio.

“Com o novo Compass 4xe, a Jeep inicia um novo momento no Brasil, com foco na eletrificação, mas sem abrir mão da performance e capacidade off-road que sempre fizeram parte de nossa história.

O uso da tecnologia híbrida plug-in dá aos nossos clientes uma versatilidade superior, permitindo, por exemplo, rodar com o carro sem gastar uma gota de combustível por até 44 km.” Comenta Alexandre Aquino, diretor do Brand Jeep para a América Latina.

O Compass 4xe será oferecido na versão Série S, a mais completa da gama do modelo, que não inclui opcionais e não tem cobrança de cor do veículo. Ele já está disponível a partir de hoje em 40 concessionárias espalhadas pelas cinco regiões do Brasil.

Preços Jeep Compass 4xe

Para todo o Brasil (exceto São Paulo): R$ 349.990

Para São Paulo: R$ 360.887

Design é baseado na Série S do modelo

O novo Compass 4xe híbrido plug-in é baseado na versão topo de linha do SUV médio, porém, conta com atributos únicos, como quatro cores exclusivas: Prata Glacier, Preto, Branco Alpine e Azul Shade.

A cor azul também está presente em torno dos badges “Jeep” e “Compass” no capô, portas dianteiras e porta-malas. Na traseira também fica o logotipo “4xe”, que tem a última letra pintada também em azul para reforçar a presença da tecnologia híbrida plug-in no modelo.

Como destaque, o carro conta com rodas de liga-leve de 19” em gloss black e teto-solar panorâmico Command View. O Compass 4xe também oferece faróis com design exclusivo full LED.

Por dentro, a cabine do novo Compass recebeu costuras contrastantes exclusivas, que ajudam a adornar o painel com quadro de instrumentos full digital de 10,25” e sistema multimídia Adventure Intelligence de 10,1” com Android Auto e Apple Carplay sem fio.

Carro é baseado na Série S (Foto: Divulgação)

Outra diferença no interior é a presença de novos comandos ao redor do motorista, exclusivos para ajustar o trem de força eletrificado do Compass 4xe híbrido plug-in.

Além dos botões adicionais, o Compass 4xe possui uma segunda tampa, no para-lama traseiro esquerdo, destinado ao conector de recarga. Ele é do padrão europeu Type 2, o mais comum no Brasil, e possui luzes indicativas sobre o nível de carga da bateria.

Tecnologia e segurança a bordo

O novo Jeep Compass 4xe híbrido plug-in chega ao mercado com uma ampla oferta de equipamentos de conforto e segurança, muitos deles exclusivos. A versão S reúne os itens mais desejados pelo cliente e não terá opcionais.

Entre os destaques, traz teto-solar panorâmico Command View, faróis com facho alto automático, assistente de estacionamento semi autônomo, sistema ADAS com controlador de velocidade adaptativo.

Além disso, ele conta com alerta de mudança de faixa com correção, leitor automático de placas, alerta de veículo no ponto cego e frenagem autônoma de emergência com detecção de pedestres, ciclistas ou motociclistas. Para completar, vem ainda com sete airbags.

O pacote avança com o sistema de visão 360 graus exclusivo do Compass 4xe, sistema de som premium Alpine com 8 alto-falantes, subwoofer e 506 Watts de potência.

A segunda fileira de bancos conta com uma saída de ar-condicionado exclusiva no console central, dois conectores USB (sendo um do tipo C).

Graças à conexão via internet integrada ao veículo, o motorista pode consultar a autonomia, checar detalhes do consumo, programar e ver o tempo de recarga e até ativar o ar-condicionado à distância a partir de um smartphone ou usando a assistente virtual Alexa.

Carro chega com cores exclusivas para a versão (Foto: Divulgação)

Novo Compass conta com motor de até 900 km de autonomia

A grande atração do novo Compass 4xe híbrido plug-in sem dúvidas é a motorização. Sob o capô, ele usa o já conhecido motor T270 turbo, que nessa configuração é movido a gasolina e alcança 180 cv de potência e 270 Nm de torque.

Ele está acoplado a um câmbio automático de seis marchas e auxiliado por um motor elétrico, que também cumpre a função de gerador. Esse conjunto gera tração no eixo dianteiro e também produz eletricidade para as baterias.

No eixo traseiro fica o segundo motor elétrico, capaz de gerar 60 cv e 250 Nm de torque — que está disponível em qualquer rotação. Esse conjunto compacto é conectado diretamente ao eixo traseiro, permitindo que o Compass 4xe híbrido plug-in mantenha a tração nas quatro rodas ao mesmo tempo em que dispensa o cardã.

Se a bateria estiver com baixa carga, o motor dianteiro gera energia elétrica para ser enviada ao conjunto traseiro, o que assegura o máximo de performance e aderência em qualquer circunstância.

A bateria tem tensão de 400 Volts e capacidade total de 11,4 kWh, possibilitando uma autonomia 100% elétrica de até 44 quilômetros. 

Pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), o Compass 4xe híbrido plug-in alcança um consumo urbano de 25,4 km/l, com autonomia de 927 quilômetros.

Na rodovia, pelos mesmos padrões, o consumo é de 24,2 km/l. Os números de eficiência surpreendentes contrastam com o desempenho digno de um esportivo: com potência combinada de 240 cv, o 0 a 100 km/h é cumprido em somente 6,8 segundos, com velocidade máxima de 206 km/h.

O Compass 4xe híbrido plug-in oferece quatro modos distintos de condução que são complementados pelas opções 4WD Lock, 4WD Low e HDC (assistente de descida), que ampliam ainda mais a capacidade off-road do Compass 4xe híbrido plug-in.

O conjunto híbrido plug-in também deu ao Novo Compass uma capacidade de reboque de até 600 kg (nas versões do Novo Compass com motor T270 turbo flex ou TD380 turbo diesel são 400kg).

Ao todo são 900 km de autonomia (Foto: Divulgação)

Além dessas configurações, o Compass 4xe inclui duas funcionalidades exclusivas: Electric e e-Save, que se somam ao modo Hybrid padrão. Cada uma delas têm funções específicas:

– Electric: Neste modo, o Compass 4xe irá utilizar somente o motor elétrico traseiro, possibilitando uma condução 100% livre de emissões.

Com essa configuração é possível acelerar a até 130 km/h e rodar 44 quilômetros, o suficiente para cumprir a rota diária urbana de muitos clientes. O motor térmico só entrará em ação caso o motorista pise fundo no acelerador ou se a bateria chegar ao nível mínimo de carga.

– e-Save: Essa configuração tem dois modos de funcionamento e permite manter ou mesmo carregar a bateria usando a própria força do motor térmico.

No modo passivo, o e-Save mantém o nível de carga da bateria, permitindo que você tenha acesso à propulsão 100% elétrica em um momento futuro.

Quando o e-Save passivo está ativado, a central eletrônica usa a frenagem regenerativa e o motor térmico para evitar que a bateria saia do nível de carga atual.

O e-Save também possui o modo ativo, que usa o motor elétrico acoplado ao conjunto à combustão para carregar a bateria sem que o motorista precise se preocupar em encontrar uma estação de recarga.

No modo e-Save ativo a bateria pode ser recarregada automaticamente até chegar a 80%.

Carro pode ser carregado em até 100 minutos em sistema de recarga rápida

É possível repor a energia da bateria de duas maneiras. A primeira é usando o carregador doméstico portátil incluso no modelo e conectado a uma tomada de 110V/220V de três pinos.

Nesse caso, o carro é recarregado entre quatro e 20 horas, de acordo com a tensão escolhida.

No entanto, em um sistema de carregamento rápido, de 7,4 kW, a recarga pode ser feita em 100 minutos.

Carregamento pode ser feito em 100 minutos em sistema de recarga rápida (Foto: Divulgação)

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile