Jeep Compass 2022: 5 motivos para comprar e para não ter o SUV

O Jeep Compass 2022 se tornou um sonho de consumo é o líder entre os SUVs médios. Mas quais são seus pontos positivos? E os negativos?

Aqui no Brasil, alguns SUVs estão entre os mais vendidos do País. Um carro que se destaca nas vendas é o Jeep Compass 2022. Fabricado no estado de Pernambuco, o modelo da marca norte-americana se tornou um sonho de consumo é o líder entre os SUVs médios. Mas você conhece os prós e contras dele? Veja mais detalhes aqui!

O Jeep Compass é um dos carros mais vendidos do País (Foto: Divulgação/Jeep)

Veja os pontos positivos e negativos do Jeep Compass 2022:

Já faz um bom tempo que a Jeep faz sucesso aqui no Brasil. Mesmo sendo importado, o Grand Cherokee sempre foi um carro bastante famoso e desejado. E isso veio crescendo ao longo dos anos. Ainda mais depois da chegada da dupla Renegade e Compass. Hoje, a marca já figura entre as mais vendidas.

E hoje falaremos de seu representante na categoria dos SUVs médios. O Jeep Compass foi lançado aqui no Brasil em 2016 e passou por uma reestilização no ano passado. Ele logo se tornou um sucesso de vendas. No ano passado, por exemplo, o carro teve 70.906 unidades comercializadas. Fechando o ano na sexta posição geral do ranking de vendas.

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Na linha atual, ele está sendo vendido em cinco opções diferentes de acabamento (Sport, Longitude, Limited, Serie S e Trailhwak). Já as opções de motorização são duas (1.3 Turbo Flex e 2.0 Turbodiesel). Sem falar do modelo 4xe. Mas quais são os principais atributos? E seus pontos negativos? É isso que veremos a partir de agora.

Prós

Preços + equipamentos

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Começamos falando de um atributo bastante importante. Um bom atributo do Jeep Compass 2022 é seu preço. A versão mais barata (Sport) está custando a partir de R$ 161.472. Mesmo estando um pouco acima do Toyota Corolla Cross, ele pode compensar por conta de seu pacote de equipamentos.

Este carro já vem com ar-condicionado digital dual zone, central multimídia de 8,4 polegadas, sistema keyless enter’n go, controle de estabilidade, direção elétrica, faróis Full LED, seis airbags, sensor de estacionamento e entre outros. Seguindo para as outras versões, é possível perceber que elas também possuem um bom custo-benefício.

Contando entre as versões Longitude T270 e Trailhawk TD350, o carro custa entre R$ 171.327 e R$ 233.200. E o carro ainda pode ter, dependo da versão, central multimídia de 10,1 polegadas, painel de instrumentos digital de 10,25 polegadas, teto solar panorâmico, piloto automático adaptativo, Adventure Intelligence Plus e entre outros.

Desempenho e consumo com diesel

Outro ponto que pode agradar é o desempenho. As versões Sport, Longitude, Limited e Serie S estão equipadas com o motor 1.3 Turbo Flex da família GSE. Este pode produzir uma potência máxima de 185 cv e um torque máximo de 270 Nm. Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis marchas.

Este é mais potente que o 2.0 16V Flex do Corolla Cross e que o 1.4 TSI do VW Taos. Já as versões Longitude TD350, Limited TD350 e Trailhawk TD350 estão equipadas com o motor 2.0 Turbodiesel. Este pode render 170 cv de potência e 350 Nm de torque. Neste caso, o conjunto ainda traz uma transmissão automática de nove marchas e tração 4×4.

As versões a diesel se destacam pelo consumo também. O Compass Limited pode fazer 10,4 km/l na estrada e 13 km/l na cidade.

Versão 4xe

Jeep Compass 4xe (Foto: Divulgação/Jeep)

O Jeep Compass 2022 teve uma nova versão lançada neste ano. Depois de ser lançado em outros mercados, o Compass 4Xe finalmente chegou ao Brasil. O modelo chega com o status de primeiro veículo eletrificado da montadora dos Estados Unidos em nosso mercado. O modelo estará posicionado como o modelo top de linha.

Seu preço de lançamento é R$ 349.990. Nesta versão, o principal destaque é o conjunto híbrido. Este é formado por um motor 1.3 Turbo (a gasolina; 180 cv de potência) e um motor elétrico (60 cv). Este carro possui uma potência combinada de 240 cv. O conjunto ainda traz uma bateria de 11,4 kWh.

Como ele é um híbrido plug-in, você pode rodar por 44 km no modo elétrico. Já o consumo é de 25,4 km/l (cidade) e 24,2 km/l (rodovia).

Contas

Consumo dos modelos Flex

Como você viu acima, o consumo do Compass 4Xe se destaca. No entanto, este é um dos pontos negativos das versões a combustão. O Jeep Compass 2022 Sport, por exemplo, pode rodar 10,5 km/l (gasolina) e 7,3 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na estrada, ele pode rodar 12,1 km/l (gasolina) e 8,7 km/l (etanol).

Estes números são menores que de seus concorrentes. O Corolla Cross XRE, por exemplo, faz 11,5 km/l (gasolina) e 8 km/l (etanol) na cidade. Enquanto isso, na rodovia, o carro faz 12,8 km/l (gasolina) e 9 km/l (etanol).

Espaço interno e porta-malas

Jeep Compass (Foto: Divulgação/Jeep)

Por fim, falaremos do espaço interno. Este é um ponto que muitas pessoas levam em consideração na hora de comprar um carro. O Jeep Compass possui um entre-eixos de 2.636 mm. Este número é menor que de outros SUVs médios do mercado. O entre-eixos do Corolla Cross mede 2.640 mm, por exemplo.

Já o entre-eixos do VW Taos mede 2.680 mm. O mesmo efeito podemos ver quando falamos do porta-malas. No caso do Compass, ele mede 410 litros. Aqui ele fica atrás do Toyota Corolla Cross (440 litros), do Caoa Chery Tiggo 7 Pro (475 litros) e do VW Taos (498 litros).

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

wpDiscuz
Sair da versão mobile