Comparativo: Jeep Commander x Caoa Chery Tiggo 8; qual SUV sai na frente

As principais referências da atual safra de SUVS de sete lugares são o Caoa Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander. Mas qual deles é o melhor?  

Está em busca de um carro imponente e com bastante espaço para a família? Talvez seja um SUV com capacidade para sete passageiros seja a solução? Eles sempre tiveram seu espaço no mercado brasileiro. As principais referências da atual safra são o Caoa Chery Tiggo 8 e o Jeep Commander. Mas qual deles vale mais a pena?

Quem é melhor: o Caoa Chery Tiggo 8 ou o Jeep Commander? (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

Quem é melhor: Jeep Commander ou Caoa Chery Tiggo 8? Veja aqui!

Nos últimos anos, o mercado de SUVs cresceu bastante em todo o mundo. E aqui no Brasil a história não foi muito diferente. Vários modelos novos foram lançados e eles representam diversas categorias. E neste comparativo estamos vendo dois modelos que chegaram para balançar o mercado de SUVs de sete lugares nacionais.

Caoa Chery Tiggo 8 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

E eles possuem suas coincidências Tanto o Caoa Chery Tiggo 8 quanto o Jeep Commander são feitos no Brasil. O primeiro está sendo feito em Anápolis-GO. Já o segundo está sendo feito em Goiana-PE. E esta é uma batalha de SUVs com preços e histórias parecidas. O Tiggo 8, por exemplo, custa a partir de R$ 201.990.

Lançado por aqui em 2020, o modelo é o mais caro da linha Tiggo. E um dos mais refinados também. Você pode ver nas imagens que o veículo traz uma grade frontal moderna e com detalhes cromados, Já os faróis são em LED. Ele mede 4.700 mm de comprimento, 1.860 mm de largura e 1.705 mm de altura.

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

Do outro lado temos o Commander Limited T270, que preços a partir de R$ 215.018. Este foi um dos principais lançamentos de 2021. O modelo chega para ficar posicionado acima do Compass e do Renegade. Seu estilo lembra muito o Grand Cherokee. O DNA da marca pode ser encontrado, por exemplo, na grade dianteira com as sete fendas.

Já o conjunto óptico traz faróis Full LED. O carro mede 4.769 mm de comprimento, 1.859 mm de largura e 1.682 mm de altura. Aqui podemos ver que o modelo da Caoa Chery vence na largura e na altura. No entanto, o modelo da norte-americana Jeep vence no comprimento. Mas uma coisa certa é que ambos são bastante imponentes e modernos.

Conjunto mecânico e consumo

Caoa Chery Tiggo 8 (Foto: Divulgação/Caoa Chery)

E ambos os modelos estão equipados com motores  interessantes. O Caoa Chery Tiggo 8 TXS traz sobre o capô o motor 1.6L Turbo 16V com injeção direta de gasolina. Ele pode produzir uma potência máxima de 187 cv e um torque máximo de 275 Nm. Ele é completo pela transmissão Wet Clutch de dupla embreagem (sete velocidades).

Enquanto isso, o Jeep Commander Limited Flex está equipado com um motor 1.8 Turbo Flex (T270). Este possui uma potência máxima de 185 cv usando etanol (180 cv usando gasolina) e um torque máximo de 270 Nm (etanol e gasolina). Ele está acoplado a uma transmissão automática de seis velocidades.

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

Aqui temos uma vitória do Tiggo 8. Agora, falando em consumo, temos um empate técnico quando estes modelos estão abastecidos com gasolina. No entanto, apenas o Commander é bicombustível. Veja os dados abaixo:

  • Caoa Chery Tiggo 8 = 9,8 kml na cidade; 12 km/l na estrada
  • Jeep Commander = 9,8 km/l (gasolina) e 6,9 km/l (etanol) na cidade; 11,8 km/l (gasolina) e 8,3 km/l (etanol)

Outros atributos e equipamentos de série

Estes dois modelos possuem diversas qualidades. O bom espaço interno é uma delas. Neste caso, o Jeep Commander leva vantagem no tamanho do entre eixos (2.794 mm contra 2.710). O mesmo acontece quando falamos do tamanho do porta-malas com cinco e sete lugares (661/233 litros contra 500/140 litros do Tiggo 8).

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

Agora falaremos dos equipamentos de série. O Caoa Chery Tiggo 8 vem de série com ar-condicionado dual zone, direção elétrica, bancos (do motorista e dos passageiros) com ajustes elétricos, sensores de estacionamento (dianteiro e traseiro), bancos com revestimento premium, assistente de partida em rampa e entre outros.

Sem falar dos seis airbags, do controle eletrônico de estabilidade, sistema de chave presencial, carregador wireless, painel de instrumentos digital, central multimídia de 10,25 polegadas, câmera de visão 360º, alerta de tráfego traseiro e entre outros.

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

O pacote do Jeep Commander Limited T270 também é bastante completo. Dentre os itens, podemos destacar os sete airbags, o ar-condicionado dual zone, os bancos premium em couro e suede na cor preta, o banco elétrico do motorista, a central multimídia de 10,1 polegadas (com Adventure Intelligence, a câmera de estacionamento e entre outros.

Este carro ainda vem com detector de fadiga, direção elétrica, Hill Start Assist, Jep Traction Control+, painel de instrumentos digital, Panic break assist, retrovisor interno eletrocrômico, sensor de chuva, sensores de estacionamento, Park Assist e entre outros equipamentos.

Fique com o Jeep Commander Limited T270

Jeep Commander (Foto: Divulgação/Jeep)

Assim sendo, temos dois modelos que misturam o conforto de um sedã de luxo e o visual imponente de um SUV. E ainda levam sete lugares. Mas o grande vencedor é o Jeep Commander. Mesmo custando mais, o modelo oferece soluções interessantes para o motorista e tem um espaço interno maior.

Escrito por

Pedro Giordan

Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.

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