Jeep CJ-3B completa 70 anos; relembre a história do modelo

O Jeep CJ-3B completa 70 anos em 2023 e, até hoje, influencia o estilo e o espírito dos SUVs da marca; relembre a história do modelo

Um dos primeiros modelos Jeep fabricados no Brasil e ícone da marca está completando 70 anos em 2023. O CJ-3B é um modelo lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953 e que ainda hoje influencia o estilo de modelos como Wrangler, Gladiator e Renegade.

Jeep CJ-3B: relembre a história do modelo, que faz 70 anos

O CJ-3B teve produção de 1953 até 1968 nos Estados Unidos (Foto: Divulgação/Jeep)

Setenta anos. Esta é a idade de um dos veículos mais importante da história da Jeep. O modelo CJ-3B foi lançado nos Estados Unidos em janeiro de 1953, sendo uma evolução dos modelos produzidos até então, destinado a clientes civis para uso em qualquer terreno e com carroceria compacta.

Produzido desde 1945 com o CJ-2A, a família CJ (Civilian Jeep) teve no CJ-3B um dos seus veículos com maior sucesso, lembrado até hoje e que segue influenciando versões modernas. Nos Estados Unidos a produção foi até 1968, com cerca de 155 mil unidades. Além disso, o veículo aventureiro foi um dos primeiros a ser fabricado mundialmente em países como Japão, Índia, França, Espanha e Turquia

No Brasil, o CJ-3B também marcou história. A partir de 1954, o modelo foi o primeiro Jeep a ser fabricado e vendido em solo brasileiro. A produção era realizada na fábrica da Willys-Overland do Brasil, em São Bernardo do Campo (SP).

O veículo, que contava com a grade frontal e capô mais elevados e motor de quatro cilindros, se destacava pela força e capacidade off-road, até ganhando o apelido “cara de cavalo”.

Histórica aventura

Ao longo destes 70 anos, diversas foram as aventuras proporcionados pelo CJ-3B. Uma especial ficou marcada na história. Em 1955, três escoteiros saíram de São Paulo com destino ao Canadá para participar de um encontro mundial de Escotismo, o Jamboree.

A bordo do CJ-3B, Hugo Vidal, Charles Downey e Jan Stekly percorreram cerca de 73 mil quilômetros em pouco mais de um ano. A viagem foi estendida até o Alasca com os aventureiros passando por 19 países e está relatada no livro “Flashes de uma aventura – Operação Abacaxi”.

Brasileiros realizaram viagem de cerca de 73 mil km com o CJ-3B (Foto: Divulgação/Jeep)

Alguns fabricantes de autopeças ajudaram a financiar a viagem, que recebeu esse nome pois os componentes locais eram considerados “abacaxis”. Contendo várias peças e acessórios nacionais, o icônico veículo da Jeep foi aprovado nos testes na fábrica original da Willys, em Toledo (EUA), pois não teve nenhum problema mecânico.

Escrito por

Alisson Wieder

Redator da Agência Grid Mídia - Garagem360 desde 2022. Experiência na área de Assessoria de Imprensa e sites esportivos.

wpDiscuz
Sair da versão mobile