Jaqueta Emoji pretende criar a comunicação de ciclistas no trânsito
A Ford acaba de apresentar a “Jaqueta Emoji”, na Europa, criada para os ciclistas poderem enviar mensagens aos motoristas no trânsito por meio de um painel de LED instalado nas costas.
O traje, ainda em fase de protótipo, vem acompanhado de um controle remoto sem fio para fixação no guidão, no qual é possível selecionar os sinais de virar à direita ou à esquerda, um alerta de perigo e três emojis, com face contente, neutra ou triste.
A novidade faz parte da campanha de segurança no trânsito promovida pela Ford. O objetivo é mostrar que, dando aos ciclistas a possibilidade de expressar suas intenções por meio de emojis, é possível reduzir o estresse nas ruas.
“Hoje, vivemos e dirigimos num mundo onde a comunicação é crucial. Mas a interação entre motoristas e ciclistas quase sempre se limita a um toque de buzina ou gesto agressivo”, comenta o especialista de segurança da Ford Europa, Emmanuel Lubrani.
“Além disso, os ciclistas normalmente precisam tirar a mão do guidão para se comunicar. A jaqueta Emoji usa um meio de comunicação de compreensão universal para diminuir as tensões”, conclui Emmanuel.
Linguagem universal
Criados há mais de 20 anos, os emojis são considerados a primeira linguagem nascida no mundo digital. Segundo o primeiro Relatório de Tendências de Emojis, a maioria das pessoas se sente mais à vontade para expressar suas emoções por meio dessas figuras do que por telefone.
“Os emojis tornaram-se uma parte importante da linguagem atual. Eles permitem uma comunicação rápida usando expressões faciais, humor ou sarcasmo”, destaca o Dr. Neil Cohn, PhD e professor assistente do Departamento de Comunicação e Cognição da Universidade de Tilburg, na Holanda.
Bicicleta
Considerado o meio de transporte mais sustentável do planeta, a bicicleta tem sido cada vez mais usada. O Brasil tem uma frota de mais de 70 milhões de bikes, segundo a Abraciclo, número muito superior ao de carros, utilitários, caminhões e ônibus em circulação, que de acordo com o Sindipeças é de 44,8 milhões.
Carros mais vendidos na América Latina
Na galeria, veja os 30 modelos mais vendidos na América Latina em 2019:
1. Chevrolet Onix – 250.805 unidades | Foto: Divulgação
2. Ford Ka – 157.361 unidades | Foto: Divulgação
3. Toyota Hilux – 115.058 unidades | Foto: Divulgação