JAMAIS deixe de fazer isso se você preza por SEGURANÇA
São os pneus, que no Dia do Automóvel, 13 de maio, são lembrados pela Goodyear para aumentar sua segurança. Na data que representa a inauguração da primeira estrada pavimentada do país, a fabricante preparou um material sobre a importância da manutenção preventiva dos pneus.
Como fazer a manutenção dos pneus e aumentar a segurança
Conforme já dito aqui no Garagem360, a manutenção preventiva dos pneus deve ser feita não apenas para aumentar a vida útil, mas também elevar suas qualidade e contribuir com dirigibilidade, conforto e principalmente a segurança.
Veja as dicas da Goodyear:
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- Condições dos pneus: Caso os pneus atinjam a profundidade de sulco inferior a 1,6 mm, isso indica que chegou a hora de fazer a troca dos seus pneus. Para ver se chegaram a esse ponto, existem indicadores nos sulcos dos pneus, como o TWI que indica no pneu a profundidade, e a Goodyear desenvolveu a tecnologia Wear Gauge, que permite que o consumidor acompanhe o desgaste dos pneus ao longo do tempo.
- Calibragem e Pressão: A pressão de ar é um dos fatores críticos que afetam o desgaste do pneu e, consequentemente, sua vida útil. É recomendado calibrar os pneus pelo menos a cada 15 dias, sempre utilizando a pressão indicada pelo fabricante do veículo.
- Estepe: É importante sempre conferir se o pneu está em boas condições de uso, afinal ele precisa estar pronto para qualquer emergência. O motorista deve verificar a calibragem e as condições gerais do estepe, assim como a presença de chave de roda e triângulo.
- Alinhamento e balanceamento do veículo: Além de obter melhor dirigibilidade em retas e curvas, tanto o alinhamento quanto o balanceamento realizados da forma correta ajudam na estabilidade, na segurança do veículo e contribuem para uma maior vida útil dos pneus. O recomendável é verificar o alinhamento e o balanceamento a cada 5.000km ou seis meses, além de ser imprescindível a cada troca de pneus.
- Rodízio de pneus: O rodízio de pneus serve para compensar a diferença em desgaste, permitindo aumento de quilometragem e eficiência, proporcionando boa estabilidade, especialmente em curvas e freadas. O rodízio deve ser feito a cada 5.000km ou antes, caso haja desgaste irregular nos pneus.
A primeira estrada pavimentada do país
Em 13 de maio de 1928 o presidente Washington Luís inaugurou a primeira estrada pavimentada do Brasil, que ligava a cidade do Rio de Janeiro a Petrópolis (RJ). Com aproximadamente 66 km, hoje o trecho faz parte da BR 040 – Rio de Janeiro a Belo Horizonte.
Apesar do pioneirismo, o boom do desenvolvimento rodoviário no país só começou nas décadas de 40 e 50, com a vinda das montadoras.