Jaguar XE SV Project 8 é testado por pilotos no Reino Unido
O Jaguar XE SV Project 8 foi testado por dois importantes pilotos no Reino Unido. Andy Wallace e Davy Jones foram os escolhidos para o teste.
O Jaguar XE SV Project 8, nova versão esportiva do sedã, foi testado por dois importantes pilotos no Reino Unido. Andy Wallace e Davy Jones têm uma longa relação com a marca. Ambos disputaram as 24 Horas de Le Mans a bordo de protótipos da empresa. O primeiro venceu a prova com o XJR-9, em 1988. Já o segundo subiu ao lugar mais alto do pódio em 1996 com um modelo da Porsche, mas já havia guiado carros da Jaguar entre 1988 e 1991.
A dupla avaliou o novo modelo esportivo no circuito Goodwood Motor Circuit. O desempenho do modelo agradou a ambos. “A maioria dos carros de estrada são uma grande decepção nas pistas, mas o Project 8 é realmente diferente. É absolutamente surpreendente como ele foi feito para ser propriamente um carro de corrida. Ele continua querendo que você acelere ainda mais”, afirmou Andy Wallace.
Já Davy Jones comparou o sedã com os modelos que guiou nas 24 Horas de Le Mans. “Estou acostumado com carros de corrida poderosos. Mas este parece muito rápido. A aceleração absoluta não pareceu tão diferente de um protótipo de corrida de 700 cv. Isso realmente me surpreendeu. É certamente o melhor carro de corrida da Jaguar que eu dirijo desde os protótipos esportivos dos anos 1980 e 1990”, declarou.
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O vídeo do esportivo em ação pode ser visto aqui.
Detalhes Jaguar XE SV Project 8
Feito para ser uma espécie de carro de corrida para as pistas, o Project 8 possui painéis de fibra de carbono, aerodinâmica ajustável e até suspensão com altura ajustável e cambagem. Ele conta inclusive com rolamentos de roda de cerâmica no estilo dos carros da Fórmula 1. É também o primeiro Jaguar com um modo de pista dedicado, que ativa as configurações de calibração eletrônica adaptadas ao uso do circuito.
Sob o capô está um motor V8 5.0 Supercharged de 600 cv. Há ainda tração nas quatro rodas. Estão previstos testes finais no circuito de Portimão em Portugal, em Motorland Aragón, na Espanha e na clássica Laguna Seca, nos Estados Unidos. A montagem manual de no máximo 300 carros começará no Centro Técnico da Divisão de Operações de Veículos Especiais, em junho.
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.