Jaguar XE SV Project 8 quebra novo recorde de velocidade em Laguna Seca
O superesportivo Jaguar XE SV Project 8 estabeleceu um novo recorde nos EUA. O sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima.
O superesportivo Jaguar XE SV Project 8 estabeleceu um novo recorde nos EUA. O sedã de 600 cv e 321 km/h de velocidade máxima, completou uma volta no autódromo de Laguna Seca em 1:37.54s. Com o piloto Randy Pobst ao volante, o tempo foi quase um segundo mais rápido do que o anterior, que pertencia ao Cadillac CTS-V.
A proposta do Jaguar XE SV Project 8 é ser um sedã com desempenho de supercarro. Os engenheiros da Divisão de Operações de Veículos Especiais da Jaguar Land Rover (SVO) aprimoraram o carro em algumas das pistas de teste mais emocionantes do mundo, incluindo a famosa Nurburgring Nordschleife da Alemanha. No final do ano passado, o XE SV Project 8 rodou o circuito de 12,9 milhas e bateu um recorde de 7:21.23s.
Embora seja baseado no XE, utilizando inclusive a carroceria em alumínio, cada um dos 300 exemplares foi construído à mão e modificados no SV Technical Center, em Coventry, para acomodar o motor V8 supercharged de 5,0 litros e um diferencial traseiro sob medida.
Jaguar XE SV Project 8: tecnologias
O XE SV Project 8 tem tração nas quatro rodas e utiliza tecnologias genuínas de automobilismo, como rolamentos de roda de cerâmica estilo Fórmula 1, altura de deslocamento ajustável e cambagem ajustável.
Os para-lamas dianteiros e traseiros são feitos sob medida para acomodar rodas maiores e mais largas, que são necessárias devido aos freios maiores. A potência do V8 é distribuída pelos quatro pneus Michelin Pilot Sport Cup 2 por meio de uma transmissão automática Quickshift ZF de oito velocidades, ajudando a impulsionar o carro de 0 a 100 km/h em 3,7 segundos e uma velocidade máxima limitada eletronicamente de 321 km/h.
Para alcançar este desempenho, o carro recebe melhorias significativas na aerodinâmica e na suspensão, incluindo um “modo de pista” para máxima sustentação negativa e melhorias adicionais na resposta de amortecimento, aceleração e direção.
O Project 8 está disponível em duas especificações. O modelo padrão de quatro lugares apresenta os mais recentes assentos frontais da Jaguar com estrutura de magnésio, além de assentos traseiros com mais contornos para maximizar o apoio. O pacote opcional de dois lugares inclui assentos de corrida de fibra de carbono dianteiros leves com arreios de quatro pontos fixados a um aro de retenção no lugar do assento traseiro.
Seu preço sugerido é de £ 149.995 no Reino Unido.
—
Na galeria, veja os esportivos mais legais dos últimos anos.
Alfa Romeo 4C: pequeno e leve, o esportivo conta com motor de 240 cv para garantir a alegria de quem o acelera |Foto: Divulgação
Alfa Romeo 4C |Foto: Divulgação
Abarth 595: versão mais agressiva do Fiat 500 tem 180 cv e pode chegar até 225 km/h |Foto: Divulgação
Abarth 595 |Foto: Divulgação
Audi R8: o superesportivo da marca alemã tem tração nas quatro rodas e versões com 526 e 610 cv |Foto: Divulgação
Audi R8 |Foto: Divulgação
Audi TT: opção mais em conta na linha alemã, o cupê tem versões com mais de 200 cv |Foto: Divulgação
Audi TT |Foto: Divulgação
Bentley Continental GT Speed: por dentro, todo o luxo que a marca inglesa sempre ofereceu; sob o capô, um enorme motor W12 de 642 cv |Foto: Divulgação
Bentley Continental GT Speed
Caterham Seven: um ícone criado nos anos 1950 pela Lotus segue sendo produzido pela Caterham nas mais variadas opções de motores e propostas |Foto: Divulgação
Caterham Seven |Foto: Divulgação
Chevrolet Camaro ZL1: com 650 cv, ele não foi feito só para andar em linha reta, como os antigos muscle cars; ele também sabe fazer curvas como gente grande |Foto: Divulgação
Chevrolet Camaro ZL1 |Foto: Divulgação
Chevrolet Corvette Z06: a versão mais potente da atual geração do esportivo entrega 659 cv |Foto: Divulgação
Chevrolet Corvette Z06 |Foto: Divulgação
Dodge Challenger SRT/Hellcat: qualquer versão SRT do Challenger já empolga em termos de desempenho, mas a Hellcat consegue entregar em seu motor absurdos 717 cv de potência |Foto: divulgação
Dodge Challenger SRT/Hellcat |Foto: Divulgação
Dodge Challenger Demon: a versão limitada do muscle car produz 851 cv |Foto: Divulgação
Dodge Challenger Demon |Foto: Divulgação
Dodge Charger SRT Hellcat: assim como o Challenger, também é equipado com o motor V8 de 717 cv |Foto: Divulgação
Dodge Charger SRT Hellcat |Foto: Divulgação
Dodge Viper ACR |Foto: Divulgação
Dodge Viper ACR |Foto: Divulgação
Ferrari GTC4 Lusso: os fãs da marca dirão que qualquer Ferrari merecia estar no álbum. A GTC4 Lusso foi escolhida por um simples motivo: sua capacidade de levar quatro pessoas com conforto e um amplo porta-malas, sendo uma espécie de perua da marca italiana |Foto: Divulgação
Ferrari GTC4 Lusso |Foto: Divulgação
Fiat 124 Spider: embora só tenha 140 cv, ele utiliza a forma que consagrou o Caterham Sevem: baixo peso e boa dinâmica |Foto: Divulgação
Fiat 124 Spider |Foto; Divulgação
Ford Shelby GT350R: versão mais radical do Mustang conta com 533 cv |Foto: Divulgação
Ford Shelby GT350R |Foto: Divulgação
Honda Civic Type R: versão esportiva do novo Civic tem mais de 300 cv sob o capô |Foto: Divulgação
Honda Civic Type R |Foto: Divulgação
Honda NSX: a segunda geração do esportivo japonês entrega 573 cv de potência |Foto: Divulgação
Honda NSX |Foto: Divulgação
Lotus Elise: tanto ele, quanto seu irmão maior e mais potente Evora, mantém a filosofia histórica da Lotus de se produzir carros leves e potentes |Foto: Divulgação
Lotus Elise |Foto: Divulgação
Lotus Evora |Foto: Divulgação
Lotus Evora |Foto: Divulgação
Mazda MX-5 Miata: mais um representante dos leves e potente, o nipônico rende até 160 cv, mas com peso na faixa dos 900 kg |Foto; Divulgação
Mazda MX-5 Miata |Foto: Divulgação
McLaren 650S: o esportivo britânico entrega em seu motor até 660 cv |Foto: Divulgação
McLaren 650S |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GT: o motor de 4,0 litros entrega 510 cv no esportivo da marca alemã |Foto: Divulgação
Mercedes-AMG GT |Foto: Divulgação
Nissan GTR: o esportivo japonês já é um velho conhecido, mas seu desempenho empolga até hoje: são 572 cv na versão que é importada para o Brasil |Foto: Divulgação
Nissan GTR |Foto: Divulgação
Porsche 718 Cayman e Boxter: a dupla de entrada dos esportivos da empresa alemã não possui a mesma grife que o icônico 911, mas entrega bom desempenho e dinâmica por um preço mais baixo que o irmão maior |Foto: Divulgação
Porsche 718 Cayman e Boxter |Foto: Divulgação
Renault Sandero R.S: o esportivo é um dos poucos nacionais com esse apelo e não decepciona com seus 150 cv |Foto: Divulgação
Renault Sandero R.S. |Foto: Divulgação
Toyota GT86/Subaru BRZ: o projeto das duas companhias japonesas é mais um caso de esportivo acessível, com motor de 200 cv |Foto: Divulgação