Jaguar leva modelos antigos para tradicional corrida italiana
Carros participantes do evento foram produzidos na década de 1950 e são considerados raros
A edição 2015 da Mille Miglia, tradicional corrida de 1.000 milhas que percorre a Itália, contará com uma frota de nove veículos da Jaguar. Considerados raros, os modelos foram produzidos em 1950 e estarão presentes para comemorar o 80º aniversário da fabricante do Reino Unido.
De acordo com a Jaguar, os carros escolhidos para participar do evento são três exemplares do C-type, três do D-type, um XK-123, um XK-140 e um MKII (ao final desta matéria você confere mais detalhes sobre cada automóvel). A corrida começou hoje (dia 14 de maio) e os carros partem de Brescia rumo a Roma com ida e volta em um percurso em formato de “8”.
Entre os pilotos estão nomes de destaque como Sir. Jackie Stewart, tricampeão mundial de Formula 1, e Derek Bell, tricampeão das 24 Horas de Daytona e pentacampeão das 24 Horas de Le Mans. Além deles, nomes Omo Simon Kidston, especialista em automóveis; Bem Cussons, presidente do Comitê Real de Veículos a Motor, e Mike Cross, diretor de engenharia da montadora vão pilotas os modelos históricos.
Para os entusiastas que querem ter o prazer de digirir alguma destes carros, a Jaguar afirmou eles poderão ser conduzidos no Centro de Testes em West Midlands, no Reino Unido. Entre os automóveis disponíveis estão veículos das frotas C, D e E-type.
Conheça os carros:
- C-Type, sob o registro KSF 182, será pilotado por Sir. Jackie Stewart, tricampeão mundial de Formula 1 (Foto: Divulgação)
- C-Type NDU 289 participou da primeira edição da corrida, em 1953 (Foto: Divulgação)
- C-Type PUG 676 foi utilizado em corridas durante o período posterior à II Guerra Mundial (Foto: Divulgação)
- D-type 393 RW foi vencedor das 12 Horas de Remis, em 1956 (Foto: Divulgação)
- D-Type NVC 260, que já pertenceu ao estilista Ralph Lauren, foi utilizado em competições nos anos 1980 (Foto: Divulgação)
- D-type RSF 303 esteve presente em corridas de renome durante a década de 1950 (Foto: Divulgação)
- MK II TAC 743 atingia 200 km/h durante a década de 1950 (Foto: Divulgação)
- XK-120 OOF 748 foi carinhosamente apelidado de “Betsey” por Jodie Kidd, apresentadora de um programa automotivo no Reino Unido (Foto: Divulgação)
- XK 140 é sucessor do XK 120 e é um superesportivo de dois lugares (Foto: Divulgação)
Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.