Jaguar Land Rover iniciará testes com carros autônomos

A Jaguar Land Rover entrou de vez na era dos veículos autônomos e conectados, e pretende usar mais de 100 unidades para testar suas tecnologias. As primeiras experiências estão programadas ainda para 2016, e devem acontecer em uma pista de testes no Reino Unido, em um percurso de 41 milhas (cerca de 61 km) com diferentes tipos de terrenos.

Segundo a fabricante, as primeiras avaliações vão colocar a prova as tecnologias de conectividade entre automóveis e comunicações de infraestrutura. A função Over The Horizon promete fazer com que os carros “conversem” entre si. Assim, será possível receber informações como locais com engarrafamentos e problemas na pista.

Os modelos autônomos da empresa contam com uma câmera que gera visão 3D e consegue detectar eventuais obstáculos, por exemplo, cones e barreiras de obras. A Jaguar Land Rover também está desenvolvendo um serviço chamado Safe Pullway, que busca evitar colisões na dianteira do modelo. Para isso, o sistema utiliza uma câmera que detecta objetos e outros carros à frente. Se houver o risco de batida, os freios são acionados e o motorista recebe um aviso.

Em qualquer terreno

Uma das grandes preocupações da fabricante é fazer com que os veículos autônomos funcionem corretamente em qualquer tipo de terreno. Por conta disso, eles foram equipados com sensores LIDAR e ultrassônicos que conseguem identificar tipos de superfície como grama, cascalho, neve e areia até cinco metros antes do carro começar a andar sobre eles. O processo é feito por meio de raios-laser e radares, que permitem uma visão 360°.

O sistema Terrain-Based Speed Adaption (TBSA) detecta fatores como buracos, piso escorregadio, água parada e até ondulações no terreno. Ele ainda ajuda a controlar a velocidade do autônomo em cada situação e a planejar o melhor tipo de trajeto em determinada superfície. No vídeo abaixo, é possível saber um pouco mais sobre as novidades da Jagur Land Rover nesta área. Confira:

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile