Jaguar Land Rover apresenta estudo sobre novas tecnologias

Pedal inteligente e sistema que detecta a atenção do motorista são algumas das inovações que estão sendo desenvolvidas pela montadora

A Jaguar Land Rover divulgou uma série de estudos na qual tem trabalhado. As experiências focam no desenvolvimento de novas tecnologias voltadas para o mercado automotivo, e as primeiras envolvem carros dirigidos por celulares e sistemas que detectam até o nível de cansaço do condutor.

O objetivo das pesquisas é garantir mais conforto e segurança aos ocupantes do veículo. Os pesquisadores, baseados no Reino Unido, procuram formas de diminuir o tempo que o motorista olha para outras coisas senão a estrada enquanto dirige e monitorar o nível de stress, fadiga e concentração do próprio. Para avisá-lo no caso de desatenção, o pedal de aceleração sofreria pequenas vibrações que serviriam de alerta.

JLR_Technology_Showcase_2015_058_Cropper_Thumbnail

Dispositivos querem intensificar segurança e conforto do motorista no futuro | Foto: Divulgação

“Um fator chave das pesquisas é ver como poderíamos medir as ondas cerebrais do condutor de forma a monitorar se ele está alerta o suficiente”, explica Wolfgang Epple, diretor global de tecnologia e pesquisas da empresa.

O projeto mais inovador, pelo menos na teoria, é o que oferece o controle do carro por comandos no smartphone. Com a intenção de permitir a condução autônoma no futuro, a marca explora a característica e já apresentou o protótipo de um Range Rover Sport que é guiado pelo dispositivo móvel por meio de um aplicativo específico que permite o uso do volante e dos pedais de aceleração e freio.

Com velocidade controlada e limitada a 6,5 km/h, o sistema seria bastante útil em situações em que o motorista está impossibilitado de entrar no veículo e precisa fazer uma manobra, e ocasiões em que estar fora do carro possibilita maior ângulo de visão para a realização de uma baliza, por exemplo.

Leitor de mentes

Observar e memorizar as ondas cerebrais do pessoa que está dirigindo o automóvel para avisá-lo se ele está focado ou não na atividade que está exercendo é um dos objetivos da pesquisa. O projeto é chamado de Mind Sense e, ao verificar as ondas, o computador de bordo faz a classificação se o motorista está adepto para dirigir ou se está sonolento, distraído, e até mesmo, cochilando.

JLR_Technology_Showcase_2015_026_Poster

de Pedal poderia vibrar caso motorista estivesse desatento | Foto: Divulgação

Se isso acontecer, o condutor será informado pelas vibrações. E se mesmo assim não houver mudança na reação, o veículo passa a emitir sinais sonoros ou luminosos de forma constante na tentativa de avisar que algo não está correto na direção. Para realizar o mapeamento das ondas cerebrais, os cientistas estão desenvolvendo métodos de detecção pelas mãos em sensores acoplados ao volante.

Outro sensor também seria embutido no banco do Jaguar XJ. Este tem a função de averiguar o bem estar do motorista por palpitações do batimento cardíaco e pela respiração. Se confirmado o nível de estresse acima do normal, o automóvel poderia ajustar automaticamente o volume do som, a iluminação ambiente e a temperatura de forma a proporcionar uma condução mais confortável.

Tela projetada

Chega de computadores de bordo com telas físicas e até mesmo sensíveis ao toque. A Jaguar Land Rover está trabalhando em telas que desenvolvam as mesmas funções, mas que sejam projetas no ar e possam ser manuseadas pelo toque. Mesmo sem encostar-se a nenhuma superfície sólida, o usuário poderia ouvir um sinal ao toque de uma função ou sentir um leve formigamento no dedo.

A intenção é minimizar o tempo utilizado para verificar informações. De acordo com a montadora, em testes foi constatada que a velocidade de interação aumentou em 22%, o que reduziu a quantidade de tempo que o motorista está olhando para a tela.

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Rodrigo Loureiro
Escrito por

Rodrigo Loureiro

Rodrigo Loureiro é repórter do site Garagem 360 e da Agência Entre Aspas. Em 2014 atuou na redação do portal UOL Esporte e também já escreveu para as editorias de tecnologia e turismo de outros portais e publicações.

ASSISTA AGORA