Jaguar I-Pace EV 400: os detalhes do SUV elétrico
O SUV I-Pace EV 400 é o primeiro veículo híbrido da Jaguar oferece um bom conjunto mecânico e um farto pacote de itens tecnológicos.
Há quase 100 anos atrás, a Jaguar era fundada na cidade de Blackpool, localizada na Inglaterra. Desde então, a montadora já produziu centenas de carros marcados por um design único, sofisticação em todos os detalhes e motores potentes. O SUV elétrico I-Pace EV 400 não foge de todos esses itens. O primeiro veículo elétrico da marca oferece um bom conjunto mecânico e um farto pacote de itens tecnológicos.
Lançado por aqui em 2019, ele é um dos menores SUVs da montadora. Além disso, se torna mais uma opção de “carros verdes” de luxo, ao lado de Audi e-tron e Mercedes-Benz EQC.
Jaguar I-Pace EV 400
Um dos elétricos mais luxuosos existentes. Atualmente, ele é fabricado na planta da marca em Graz (Áustria). O I-Pace foi concebido sobre a plataforma JLR D7e, uma variação da plataforma D7, que é a mesma do seu irmão maior F-Pace. Seu desenho é bastante moderno e chama bastante atenção. Ele mede 1.566 mm de altura, 2.011 mm de largura e 4.682 mm de comprimento. Seu lado externo traz a grade frontal típica dos modelos da Jaguar, além de luzes de LED. Dependendo da versão escolhida, você encontra luz condução diurna (SE) e faróis Matrix LED (exclusivo da versão HSE).
Enquanto isso, seu interior possui muitos mimos luxuosos. Três telas de LCD dividem diferentes funções. Ao centro, você encontra sistema de entretenimento Pivi Pro de 10 polegadas. Do mesmo modo, abaixo dela você encontra outra tela de 5,5 polegadas. Por fim, atrás do volante está a tela interativa do motorista de 12,3 polegadas.
O I-Pace está custando a partir de R$ 613.950. Além disso, o comprador pode escolher dentre três configurações de acabamento: S, SE e HSE. A principal diferença dentre elas é o revestimento do assento (Luxtec na S, couro granulado na SE e couro Windsor na HSE). Sem falar da tampa do porta-malas (manual, elétrica e por gesto). Não importa a forma de abrir, o bagageiro tem espaço para 656 litros em todas as configurações
Motorização
Apesar de custar um pouco acima dos padrões, ele traz debaixo do capô um motor elétrico que é usado em carros da Fórmula E. Ele pode produzir 400 cv de potência e torque de 696 Nm. De acordo com a montadora britânica, ele acelera de 0 a 100 km/h em 4,8 segundos e atinge a velocidade máxima de 200 km/h. Sua transmissão automática possui uma velocidade única.
Outros itens tornam a experiência ao volante mais interessante. Ele tem tração integral AWD, modo de direção dinâmico e suspensão ativa com adaptive dynamics. Quando o carro estiver andando em pistas escorregadias ou lama, o sistema de resposta adaptativa de Superficie (AdSR) entrará em ação.
Bateria
Sua bateria tem capacidade de 90 kWh e pode rodar por 470 km. Assim como em outros veículos com esse tipo de propulsor, ele pode ser carregado em tomadas domésticas, estações públicas e usando um Wallbox. Só para você ter uma ideia, se o condutor usar o carregador de bordo de 11 kW, o veículo estará 100% recarregado em 8,5 horas.
Equipamentos de série
Como já dissemos a cima, o I-Pace está sendo vendido com três versões e com equipamentos bastante refinados. Em todas elas oferecem uma tecnologia embarcada que contribui tanto para a segurança do veículo, quanto para o conforto dos ocupantes.
Primeiramente, falaremos dos sistemas que tornam a condução mais segura. Dentre os equipamentos de série, podemos destacar: assistente de frenagem de emergência, seis airbags, vidros e travas elétricas, retrovisores externos com aquecimento, luzes de aproximação, rebatimento elétrico, função antiofuscante e memória; direção elétrica, auxilio de partidas em aclives, lanternas de neblinas traseiras, sensor de chuva, iluminação follow me home, cruise control, monitor de fadiga, assistente de manutenção de faixa (exclusivo modelo HSE), sensores de estacionamento (dianteiro e traseiros) e câmera de ré 3D.
Já a distância entre-eixos de 2.990 mm garante um bom espaço interno para os ocupantes. Para mantê-los confortáveis, o carro oferece: ar-condicionado dual-zone, volante revestido em couro, luzes de leitura de LED, apoio de braço dianteiro fixo, armazenamento abaixo dos assentos traseiro, porta-copos, head up display (exclusivo na versão HSE), assentos dianteiros com oito modos de ajuste semielétrico, assentos esportivos e entre outros.
Jornalista graduado pela Universidade Metodista de São Paulo em 2017. Redator do Garagem360 desde 2021, onde acumula desde então experiência e pesquisas sobre o setor automotivo. Anteriormente, trabalhou em redação jornalística, assessoria de imprensa, blog sobre futebol e site especializado em esportes.