A Jaguar lançou um breve documentário que mostra os bastidores da incrível manobra em espiral realizada para marcar o lançamento mundial do E-Pace. A façanha, que levou seis meses desde seu planejamento até a sua execução, foi realizada em apenas 1,5 segundo quando o SUV foi revelado ao mundo no centro de exposições ExCeL, em Londres, no último dia 13 de julho. O vídeo pode ser visto aqui, ou abaixo, mas está disponível somente em inglês.

LEIA MAIS: Jaguar apresenta oficialmente o E-Pace; confira as fotos do novo SUV britânico

Projeto quer banir o uso de estepe temporário

A manobra entrou para o Guinnes World Records como o salto completo mais longo já realizado por um veículo de produção. Na ocasião, o Jaguar saltou a distância de 15,3 metros. Apenas uma semana após o lançamento, mais de um milhão de pessoas assistiram à manobra no canal da marca no YouTube.

“É da natureza de um engenheiro querer melhorar continuamente. Perguntamo-nos como podíamos melhorar a manobra de looping que havíamos realizado para marcar o lançamento do Jaguar F-Pace, apresentado em 2015. O passo natural a ser dado foi fazer com que o veículo saísse completamente do chão. E o que conseguimos com o E-Pace agora foi algo espetacular”, afirmou Graham Wilkins, engenheiro-chefe da Jaguar.

O filme documenta os desafios que os engenheiros e a equipe de acrobacias encontraram para garantir que o salto completo de 15,3 metros de comprimento com direito a uma manobra em espiral de 270° fosse bem-sucedido.

O E-Pace resistiu a 33 impressionantes saltos de teste, com apenas pequenas modificações de segurança – incluindo a colocação de uma gaiola produzida especialmente para o veículo. Seu corpo forte e rígido, que é composto de aço de boro e alumínio, assegurou que o carro resistisse facilmente ao teste de durabilidade extrema.