JAC promete novo carro elétrico “baratinho” para o BR e terá Dolphin como principal rival
A JAC prepara um carro elétrico baratinho para rivalizar com o BYD Dolphin, que teve um desempenho de vendas impressionante.
A Jac Motors prepara um lançamento para o mercado brasileiro, a fim de frear o sucesso do BYD Dolphin. O carro elétrico “baratinho” deve ser apresentado ainda este ano.
Jac motors vai lançar o Yiwei 3 – carro elétrico baratinho para rivalizar com Dolphin
A JAC quer frear o sucesso do BYD Dolphin, que, de acordo com a marca, vendeu 146 unidades em apenas 6 horas após o início das vendas. Não há um case tão impressionante no mercado de carros elétricos no Brasil.
Mais do que um boom de vendas, o modelo da marca chinesa mostra que o brasileiro está ansioso por mais eletrificados. Nesse contexto, a JAC não quer ficar atrás e também prepara um lançamento para o Brasil, possivelmente com preços menores e desempenho semelhante ao Dolphin.
O JAC Yiwei 3 é um hatch compacto, que lembra um pouco o Nissan March, porém maior e com um aspecto mais retrô. Isso se dá principalmente por seus faróis de LED redondos e traseira oval.
A ideia da JAC é trazer o modelo para o Brasil até o fim deste ano, justamente para ser um concorrente do Dolphin não apenas em preço, mas também em proporções. A informação foi dada inicialmente pelo portal R7.
Além disso, deve apostar também em outros modelos da linha Yiwei nos próximos anos. A família é formada por quatro carros: Yiwei 3, Yiwei 5, Yiwei X3 e Yiwei X5.
O JAC Yiwei 3
O Yiwei 3 é um hatch com medidas semelhantes às do HB20: 4,02 metros de comprimento (similar a um Hyundai HB20), 1,77 metro de largura e 1,56 metro de altura, com uma distância entre eixos de 2,62 metros.
O modelo virá equipado com motor elétrico de 70 kW (95 cv) e uma bateria LFP. De acordo com a marca, sua autonomia é de 405 km com carga completa.
A versão mais encorpada conta com bateria de 100 kW (136 cv), capaz de proporcionar até 505 km de autonomia, sempre pelo ciclo chinês. Este costuma ser mais otimista que os padrões ocidentais, no entanto é um bom desempenho considerando sua proposta de carro urbano.
A empresa não divulgou mais detalhes sobre a bateria, mas a imprensa chinesa especula que se trata de uma bateria composta por células cilíndricas.
Confira também: BYD Dolphin é o carro elétrico que está conquistando o mercado em tempo recorde!
Por dentro, deve seguir a tendência de espaço bem aproveitado com recursos tecnológicos modernos. Para isso, oferece com tela touch de 15,6″ com sistema operacional desenvolvido pela Huawei, bem como o quadro de instrumentos totalmente digital e volante de dois raios com fundo plano.
Na China, o Yiwei 3 é vendido entre 89,900 – 127,900 yuan, algo em torno de R$ 60 mil (mais barato) e R$ 85.900 na conversão direta.
Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.