Jac amplia gama de elétricos com caminhão semi-pesado E-JT 18.0

Jac E-JT 18.0 chega como o primeiro caminhão semi-pesado 100% elétrico da empresa; modelo tem autonomia de até 350 km com carga útil máxima

A Jac Motors do Brasil promoveu na Fenatran 2022 o lançamento do Jac E-JT 18.0, primeiro caminhão semi-pesado 100% elétrico da empresa, que já começa a ser vendido e tem as primeiras entregas previstas para o início de 2023 – a fabricante, porém, não divulgou o preço. 

Com o modelo, a montadora pretende atender a crescente demanda de empresas e frotistas que precisam diminuir a emissão média de poluentes de suas frotas. Em nota à imprensa, a Jac Motors do Brasil exalta:

“Dono de uma proposta objetiva para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, o modelo da Jac atende aos anseios de empresas (e seus investidores), frotistas, autoridades e clientes. Além disso, ele possui altíssima praticidade de uso e seu custo operacional é o mais baixo (disparado) do mercado”

Conheça o caminhão elétrico semi-pesado Jac E-JT 18.0

Caminhão elétrico Jac E-JT 18.0 ajuda na diminuição de emissões nos centros urbanos (Foto: Divulgação/JAC Motors)

Oferecido em versões urbana e rodoviária, que podem variar no tamanho da cabine e no comprimento total (7,20 m ou 8,12 m) – na versão mais longa é possível instalar o terceiro eixo –, o Jac E-JT 18.0 possui pacotes modulares de bateria, que dão maior ou menor autonomia ao caminhão. 

Para versão urbana, que não tem a necessidade de percorrer grandes distâncias diárias, a recomendação é o uso de uma bateria de 141 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias). Nesse modelo, o JAC E-JT 18.0 pode rodar até 400 km. Ou 250 km com meia carga. Ou ainda 175 km com o peso bruto total (PBT). 

O cliente que optar pela versão rodoviária receberá um caminhão com o dobro de capacidade de carga de bateria – 282 kWh –, que estende sua autonomia a 650 km. Com meia carga, ele alcança 500 km. Se estiver com carga útil máxima, a autonomia será de 350 km. 

Em ambas as opções, urbana ou rodoviária, o cliente pode requisitar o 3º eixo, o que amplia o PBT para 26 toneladas e pode ter diversas aplicações, como coleta de lixo urbana ou betoneira. 

Motor com torque elevado

Torque do Jac E-JT 18.0 é superior a de caminhões com motor a diesel (Foto: Divulgação/JAC Motors)

As duas opções do JAC E-JT 18.0 serão impulsionadas por um motor 100% elétrico que desenvolve 225 cv de potência, com 102 kgf.m de torque máximo. É um torque fenomenal para essa aplicação, considerando que o concorrente a diesel mais vendido dessa categoria de mercado desenvolve somente 71,4 kgf.m.

Em condições de PBT, o E-JT 18.0 é capaz de arrancar em rampas com até 30% de inclinação com tranquilidade – como se estivesse vazio. Acoplado ao motor elétrico está um câmbio automático de seis marchas. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica. 

Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador com corrente DC, que libera 30 kWh, o E-JT 18.0 precisará de apenas 7 hora e meia para reaver os 100% de carga, na versão com 282 kWh. Equipado com interface CCS2, ele encurta esse tempo de recarga para 1 hora e 40 minutos em um carregador que libere 150 kWh.

Tecnologia embarcada do caminhão elétrico

Cabine do Jac E-JT 18.0 (Foto: Divulgação/JAC Motors)

O Jac E-JT 18.0 tem um bom pacote de equipamentos. Entre os principais itens de série, possui freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS e ESC). 

O modelo também vem com Auto Hold (que imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão .

Entre os  itens de conforto, destacam-se o ar-condicionado automático, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, luzes com LED diurno (DRL), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, com Android Auto – que garante o espelhamento do smartphone via Bluetooth. 

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

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