Jac amplia gama de elétricos com caminhão semi-pesado E-JT 18.0
Jac E-JT 18.0 chega como o primeiro caminhão semi-pesado 100% elétrico da empresa; modelo tem autonomia de até 350 km com carga útil máxima
A Jac Motors do Brasil promoveu na Fenatran 2022 o lançamento do Jac E-JT 18.0, primeiro caminhão semi-pesado 100% elétrico da empresa, que já começa a ser vendido e tem as primeiras entregas previstas para o início de 2023 – a fabricante, porém, não divulgou o preço.
Com o modelo, a montadora pretende atender a crescente demanda de empresas e frotistas que precisam diminuir a emissão média de poluentes de suas frotas. Em nota à imprensa, a Jac Motors do Brasil exalta:
“Dono de uma proposta objetiva para melhorar a qualidade de vida nos grandes centros urbanos, o modelo da Jac atende aos anseios de empresas (e seus investidores), frotistas, autoridades e clientes. Além disso, ele possui altíssima praticidade de uso e seu custo operacional é o mais baixo (disparado) do mercado”
Conheça o caminhão elétrico semi-pesado Jac E-JT 18.0
Oferecido em versões urbana e rodoviária, que podem variar no tamanho da cabine e no comprimento total (7,20 m ou 8,12 m) – na versão mais longa é possível instalar o terceiro eixo –, o Jac E-JT 18.0 possui pacotes modulares de bateria, que dão maior ou menor autonomia ao caminhão.
Para versão urbana, que não tem a necessidade de percorrer grandes distâncias diárias, a recomendação é o uso de uma bateria de 141 kWh de capacidade máxima de fosfato de ferro-lítio, da CATL (maior fabricante mundial de baterias). Nesse modelo, o JAC E-JT 18.0 pode rodar até 400 km. Ou 250 km com meia carga. Ou ainda 175 km com o peso bruto total (PBT).
O cliente que optar pela versão rodoviária receberá um caminhão com o dobro de capacidade de carga de bateria – 282 kWh –, que estende sua autonomia a 650 km. Com meia carga, ele alcança 500 km. Se estiver com carga útil máxima, a autonomia será de 350 km.
Em ambas as opções, urbana ou rodoviária, o cliente pode requisitar o 3º eixo, o que amplia o PBT para 26 toneladas e pode ter diversas aplicações, como coleta de lixo urbana ou betoneira.
Motor com torque elevado
As duas opções do JAC E-JT 18.0 serão impulsionadas por um motor 100% elétrico que desenvolve 225 cv de potência, com 102 kgf.m de torque máximo. É um torque fenomenal para essa aplicação, considerando que o concorrente a diesel mais vendido dessa categoria de mercado desenvolve somente 71,4 kgf.m.
Em condições de PBT, o E-JT 18.0 é capaz de arrancar em rampas com até 30% de inclinação com tranquilidade – como se estivesse vazio. Acoplado ao motor elétrico está um câmbio automático de seis marchas. É uma forma de garantir arrancadas sem consumir tanta energia elétrica.
Se estiver com somente 20% de carga e for ligado a um carregador com corrente DC, que libera 30 kWh, o E-JT 18.0 precisará de apenas 7 hora e meia para reaver os 100% de carga, na versão com 282 kWh. Equipado com interface CCS2, ele encurta esse tempo de recarga para 1 hora e 40 minutos em um carregador que libere 150 kWh.
Tecnologia embarcada do caminhão elétrico
O Jac E-JT 18.0 tem um bom pacote de equipamentos. Entre os principais itens de série, possui freios dianteiros com discos ventilados, de operação pneumática e ABS, além de já contar com controle eletrônico de tração e estabilidade (TCS e ESC).
O modelo também vem com Auto Hold (que imobiliza o veículo em aclives e declives), freio de estacionamento eletrônico, banco do motorista com suspensão pneumática, Hill Assist (assistente de partida em rampa), corte de tensão e destravamento de portas pós-colisão .
Entre os itens de conforto, destacam-se o ar-condicionado automático, câmera panorâmica 360 graus, sensor de estacionamento traseiro, câmera de ré, luzes com LED diurno (DRL), vidros e trava das portas com acionamento elétrico, além de central multimídia com tela vertical de 12 polegadas, com Android Auto – que garante o espelhamento do smartphone via Bluetooth.
Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.