Já era para ele? Onix perde antigo rival desde a chegada do Polo 

Chegada do Polo Track em 2022 acirrou ainda mais a concorrência entre os hatches. Veja como está essa briga.

A chegada do Polo Track ao mercado no fim do ano passado acabou com uma rivalidade de anos. O hatch da VW é veículo mais vendido de junho e briga agora com o Onix, mas antes disso a disputa da categoria ficava entre Onix e HB20.

O modelo da Hyundai perdeu várias posições no ranking de veículos, mas este será o seu fim? Entenda!

Hyundai HB20 perdeu mercado com a chegada do Polo Track. Foto: Divulgação

Chegado do Polo Track faz HB20 perder mercado

O Polo bateu recordes de venda em junho, mês marcado pelos descontos do carro popular. O hatch da VW vendeu 9.949 superando não só o Onix (8.261), mas também a líder absoluta Fiat Strada com 9.007 unidades. O HB20 ficou apenas com a sétima posição geral com 6.420 emplacamentos no mês. 

De janeiro a junho, foram 37.722 unidades emplacadas do Polo, o que lhe rende a terceira posição geral, atrás apenas do próprio Onix em segundo com 44.110 emplacamentos e da Fiat Strada em primeiro, com 50.546 unidades.

GM Onix tem sua liderança ameaçada entre os carros de passeio. Foto: Divulgação

O HB20 vem logo atrás com 34.002 emplacamentos em 2023. 

O que se nota aqui é uma grande evolução nas vendas do Polo, marcada principalmente por dois fatores: a saída do Gol do portfólio da marca e a redução do preço em relação às demais versões. 

Comparativo entre os três 

Apesar do preço menor da linha, o Polo é ligeiramente mais caro do que os concorrentes. Enquanto a versão de entrada do Onix hatch custa R$ 82.490 e do HB20 é R$ 82.290, o Polo parte dos R$ 84.690.

Porém há quem ache que ele leve vantagem em relação aos concorrentes. Começando pelo motor do Polo que gera até 84 cv com etanol e 10,3 kgfm. É mais potência que o Onix com 82 cv de potência máxima e 10,6 kgfm (etanol) e 80 cv e 10,2 kgfm de torque do HB20. 

Quanto ao tamanho, ele fica entre os dois com 4.079 mm C x 1.751 mm L x 1.471 mm A. O Onix é maior com 4.163 mm C x 1.731 mm L x 1.471-1.476 mm A. E o HB20 é menor com 4.015 mm C x 1.720 mm L x 1.470 mm A. 

Aqui tem mais sobre a marca: Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança

Interior do Polo é menos equipado do que os concorrentes. Foto: Divulgação

Em relação aos itens de série, os três praticamente empatam, mas o Polo tem monitoramento da Pressão dos Pneus e Vetorização de Torque. No entanto, perde por ter como opcionais itens como rádio, conexão bluetooth e usb, volante multifuncional e computador de bordo. 

O que pesa para o Polo e Onix é a questão de segurança. Ambos conseguiram 5 estrelas nos testes de colisão da Latin NCAP, mas o concorrente HB20 ficou com nota 1. Vale ressaltar que o teste foi feito em 2021, mas em 2020 o modelo ficou com 4 estrelas. 

Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

wpDiscuz
Sair da versão mobile