Já era para ele? Onix perde antigo rival desde a chegada do Polo 

Chegada do Polo Track em 2022 acirrou ainda mais a concorrência entre os hatches. Veja como está essa briga.

A chegada do Polo Track ao mercado no fim do ano passado acabou com uma rivalidade de anos. O hatch da VW é veículo mais vendido de junho e briga agora com o Onix, mas antes disso a disputa da categoria ficava entre Onix e HB20.

O modelo da Hyundai perdeu várias posições no ranking de veículos, mas este será o seu fim? Entenda!

hb20 2023

Hyundai HB20 perdeu mercado com a chegada do Polo Track. Foto: Divulgação

Chegado do Polo Track faz HB20 perder mercado

O Polo bateu recordes de venda em junho, mês marcado pelos descontos do carro popular. O hatch da VW vendeu 9.949 superando não só o Onix (8.261), mas também a líder absoluta Fiat Strada com 9.007 unidades. O HB20 ficou apenas com a sétima posição geral com 6.420 emplacamentos no mês. 

De janeiro a junho, foram 37.722 unidades emplacadas do Polo, o que lhe rende a terceira posição geral, atrás apenas do próprio Onix em segundo com 44.110 emplacamentos e da Fiat Strada em primeiro, com 50.546 unidades.

GM Onix 2023

GM Onix tem sua liderança ameaçada entre os carros de passeio. Foto: Divulgação

O HB20 vem logo atrás com 34.002 emplacamentos em 2023. 

O que se nota aqui é uma grande evolução nas vendas do Polo, marcada principalmente por dois fatores: a saída do Gol do portfólio da marca e a redução do preço em relação às demais versões. 

Comparativo entre os três 

Apesar do preço menor da linha, o Polo é ligeiramente mais caro do que os concorrentes. Enquanto a versão de entrada do Onix hatch custa R$ 82.490 e do HB20 é R$ 82.290, o Polo parte dos R$ 84.690.

Porém há quem ache que ele leve vantagem em relação aos concorrentes. Começando pelo motor do Polo que gera até 84 cv com etanol e 10,3 kgfm. É mais potência que o Onix com 82 cv de potência máxima e 10,6 kgfm (etanol) e 80 cv e 10,2 kgfm de torque do HB20. 

Quanto ao tamanho, ele fica entre os dois com 4.079 mm C x 1.751 mm L x 1.471 mm A. O Onix é maior com 4.163 mm C x 1.731 mm L x 1.471-1.476 mm A. E o HB20 é menor com 4.015 mm C x 1.720 mm L x 1.470 mm A. 

Aqui tem mais sobre a marca: Carro da VW recebe 5 estrelas em teste de segurança

polo track interior

Interior do Polo é menos equipado do que os concorrentes. Foto: Divulgação

Em relação aos itens de série, os três praticamente empatam, mas o Polo tem monitoramento da Pressão dos Pneus e Vetorização de Torque. No entanto, perde por ter como opcionais itens como rádio, conexão bluetooth e usb, volante multifuncional e computador de bordo. 

O que pesa para o Polo e Onix é a questão de segurança. Ambos conseguiram 5 estrelas nos testes de colisão da Latin NCAP, mas o concorrente HB20 ficou com nota 1. Vale ressaltar que o teste foi feito em 2021, mas em 2020 o modelo ficou com 4 estrelas. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA