Já deixou de comprar algo por não ter onde estacionar? Pesquisa diz que você não está sozinho
Sair de casa e não ter onde estacionar o carro é um problema que incomoda boa parte dos consumidores brasileiros motorizados, ao ponto de fazê-los até mesmo a desistir de uma compra. Uma pesquisa sobre os impactos da mobilidade urbana no varejo realizada em todas as capitais pelo Serviço de Proteção ao Crédito (SPC Brasil) e pela Confederação Nacional de Dirigentes Lojistas (CNDL) revela que mais da metade das pessoas (52%) que possuem veículos no Brasil já deixou de comprar algo por não conseguir estacionar o carro ou a moto próximo ao comércio.
A boa condição de trânsito nas proximidades dos centros comerciais, assim como a presença de estacionamentos, são fatores que favorecem o fluxo de pessoas e podem aumentar o faturamento das lojas. Segundo o levantamento, sete em cada dez (69%) pessoas motorizadas disseram que dão preferência a centros comerciais que oferecem estacionamento próprio ou nas imediações (76%). Além disso, 42% dos entrevistados se recusam abertamente a fazer compras em lojas que não possuem fácil acesso a transporte público. Como muitos brasileiros passam mais tempo fora de casa do que em seus lares, quase um terço (28%) dos entrevistados admite que aproveita a hora do almoço durante a semana para passear, ver vitrines e realizar compras.
“As condições do trânsito nas proximidades do estabelecimento, bem como a oferta de alternativas eficientes de meios de transporte são fatores que favorecem o fluxo de pessoas e aumentam as chances de sucesso dos negócios. Não apenas os consumidores, mas também as empresas devem cobrar do poder público investimentos e políticas públicas que favoreçam a segurança e o fluxo de pessoas, pois são medidas que geram benefícios a sociedade como um todo”, afirma o presidente do SPC Brasil, Roque Pellizzaro Junior.
Para 78%, lojas devem se preocupar com acessibilidade de pessoas com deficiência; quatro em cada dez consumidores evitam compras em locais com presença de moradores de rua ou flanelinhas
O estudo também buscou compreender como implementações no sistema de mobilidade nas grandes capitais podem gerar ganhos de acessibilidade, comodidade, segurança e até aumentar o fluxo de pessoas até a porta das lojas. Segundo a pesquisa, em cada dez consumidores, seis (57%) dão preferência a compras onde há acesso adequado para pedestres, ciclistas e passageiros de transporte público e 78% defendem que as lojas e demais estabelecimentos comerciais se preocupem com a inclusão de consumidores que possuem algum tipo de deficiência ou mobilidade reduzida.
“Percebe-se que há uma nova geração de consumidores preocupada com questões que envolvem acessibilidade, qualidade de vida e boa ocupação dos espaços públicos. Os resultados servem para orientar políticas públicas e também os empresários, com sugestões de adaptações para melhor atender as necessidades dos clientes”, afirma a economista-chefe do SPC Brasil, Marcela Kawauti.
Além da acessibilidade, a segurança é outro fator fundamental que pesa para o brasileiro na hora das compras. Para 73% dos entrevistados, sentir-se protegido no estabelecimento é prerrogativa básica, sendo que 56% se sentem mais seguros ao fazer compras dentro de shopping centers do que em lojas do comércio de rua. A presença de moradores de rua (40%) e flanelinhas (37%) também influenciam de forma negativa na decisão de não frequentar um centro comercial e uma boa iluminação pública influencia 75% dos entrevistados a andarem a pé.
Sete em cada dez brasileiros estão insatisfeitos com qualidade do transporte público; 80% apoiam fechamento de vias para lazer
Além de identificar o impacto da mobilidade urbana nas decisões de compra dos brasileiros, o estudo investigou a opinião dos consumidores sobre a qualidade do transporte público no país. Segundo o levantamento, em cada dez brasileiros que moram nas capitais, oito estão insatisfeitos com o trânsito (77%) e sete com a qualidade do transporte público em sua cidade (71%). Na opinião desses entrevistados, a principal ação a ser tomada para reverter o problema do trânsito é investir na qualidade do serviço de transporte, citado por 64%. Em seguida, surgem outras sugestões como ampliar vias já existentes (43%), aumentar a proibição de estacionamento nas ruas e avenidas (29%), garantir a segurança das pessoas (28%) e incentivar campanhas de caronas solidária (24%).
Outro dado revelado pelo estudo é que 71% dos brasileiros concordam com medidas que priorizam o transporte coletivo, como construção de corredores e faixas exclusivas de ônibus, mesmo que isso implique em sacrificar o espaço de ruas e avenidas destinados a carros. Há também, 80% de entrevistados que apoiam o fechamento de vias aos domingos para propiciar atividades de lazer e circulação de pedestres e ciclistas.
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E por falar em vagas, alguns motoristas não se preocupam com isso. Eram os donos dos veículos abandonados ao redor do mundo, que estão no álbum Veja detalhes dos modelos nesta galeria especial do Garagem360. Nem mesmo os grandes esportivos conseguem escapar.
- Veja veículos abandonados nas ruas do Brasil e do mundo – Ford Belina: exemplar da primeira geração da perua foi abandonada em cima de uma calçada |Foto: Blog do Mílton Jung via Visualhunt / CC BY
- Sem algumas peças, este exemplar do Volkswagen Logus parece estar há um bom tempo nas ruas |Foto: Blog do Mílton Jung via VisualHunt / CC BY
- Este Chevrolet Chevette também foi abandonado por seu proprietário |Foto: Blog do Mílton Jung via Visualhunt.com / CC BY
- Nem mesmo o simpático Volkswagen Fusca consegue escapar dos abandonos |Foto: dougphotos via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Este Renault Kangoo furgão é mais um carro a ser deixado pelos donos |Foto: Daniel Fucs via Visualhunt / CC BY-SA
- Chevrolet Corsa já perdeu até as rodas |Foto: Cidadania Queluz via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
- Fiat Uno sofreu algum acidente antes de ser deixado nas ruas |Foto: Blog do Mílton Jung via VisualHunt.com / CC BY
- Restou somente a carroceria dos Volkswagen Gol e Brasília |Foto: Blog do Mílton Jung via VisualHunt / CC BY
- Sinônimo de luxo nos anos 80, este Ford Del Rey teve um final de carreira menos glamoroso |Foto: Blog do Mílton Jung via Visualhunt.com / CC BY
- Este Fusca já teve alguns vidros quebrados e virou alvo de pichadores |Foto: Rodrigo Soldon 2 via Visualhunt.com / CC BY-ND
- As lanternas e algumas rodas deste Peugeot 106 já foram levadas, mas a carroceria segue abandonada |Foto: Cidadania Queluz via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
- Há até um cartaz para a polícia neste Hyundai Accent |Foto: Identity Photogr@phy via VisualHunt / CC BY
- Este calhambeque não agradaria nem mesmo Roberto Carlos |Foto: Curtis Gregory Perry via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Ícone dos anos 1950, este Ford Fairline foi abandonado no campo |Foto: Wayne Stadler Photography via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- Este Golf de quarta geração foi abandonado nos Emirados Árabes |Foto: cabodevassoura via Visual hunt / CC BY-NC
- Este trator já foi completamente consumido pela ferrugem |Foto: ✌ Kᵉⁿ Lᵃⁿᵉ ✌ via VisualHunt / CC BY-NC
- Fabricado nos anos 50, este Ford Customline está longe de sua melhor forma |Foto: Curtis Gregory Perry via Visual Hunt / CC BY-NC-SA
- Versão europeia do Chevrolet Opala, o Opel Rekord é mais um exemplar abandonado |Foto: Vassilis Online via VisualHunt / CC BY-SA
- Este carro já foi completamente depenado em seus anos de abandono |Foto: aftab. via Visualhunt.com / CC BY-NC
- Um exemplar do Jaguar 420G foi abandonado nas ruas do Reino Unido |Foto: mangopulp2008 via VisualHunt.com / CC BY-NC-ND
- A carroceria deste Autobianchi A112 ainda se mantém sólida, apesar de ter alguns pontos de ferrugem |Foto: charlie cars via VisualHunt.com / CC BY
- Um Subaru Leone é mais um veículo abandonado |Foto: charlie cars via VisualHunt.com / CC BY
- Nem mesmo o soviético Lada Laika escapa do abandono |Foto: charlie cars via VisualHunt / CC BY
- Este Toyota Corolla já perdeu uma parte de seu fárol e seu para-lamas |Foto: ЕгорЖуравлёв via Visualhunt / CC BY-SA
- Famoso por ser o carro utilizado pelo personagem Mr. Bean, esses exemplares do Austin Mini não tiveram a mesma sorte do célebre irmão |Foto: charlie cars via Visual hunt / CC BY
- Este Alfa Romeo GT 1300 Junior também está longe do visual de seus dias de glória |Foto: charlie cars via Visualhunt.com / CC BY
- Peugeot 304 já perdeu a grade frontal e frisos, além de problemas com ferrugem na carroceria |Foto: charlie cars via Visual hunt / CC BY
- A perua do Ford Sierra encerrou a carreira de carro familiar e agora está nas ruas |Foto: charlie cars via Visual Hunt / CC BY
- Até mesmo um BMW Série 3 não escapou do abandono |Foto: charlie cars via Visual Hunt / CC BY
- Este Morris Minor Van também deixou de circular nas ruas |Foto: charlie cars via Visual hunt / CC BY
- O esportivo Marcos GT já está com a pintura bastante comprometida |Foto: mangopulp2008 via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND
- Um dos ícones da Chevrolet, a Corvette também não foi perdoada |Foto: charlie cars via Visualhunt / CC BY
- A Ford F-150 é um dos modelos mais vendidos nos Estados Unidos há anos, mas está já não vive mais seus dias de glórias |Foto: Michel Curi via Visual hunt / CC BY
- Este exemplar do Honda Civic também não deve mais voltar à ativa |Foto: charlie cars via Visualhunt.com / CC BY
- Este caminhão da GMC também foi deixado no campo |Foto: swainboat via Visual hunt / CC BY-NC-SA
- Após servir como viatura policial, este Toyota Corolla merecia uma aposentadoria mais digna |Foto: davocano via Visualhunt.com / CC BY
- Mais um caminhão que foi deixado em algum campo |Foto: swainboat via VisualHunt.com / CC BY-NC-SA
- O Citroën 2CV Van já não demostra mais sua versatilidade nas ruas |Foto: Perpop via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
- Este Volvo foi deixado para trás em alguma residência |Foto: mangopulp2008 via Visual Hunt / CC BY-NC-ND
- O Porsche 924 pode não ser o modelo mais lembrado da marca alemã, mas não merecia encerrar seus dias sem um proprietário |Foto: mangopulp2008 via Visualhunt.com / CC BY-NC-ND