Itens que precisam de revisão antes de pegar a estrada

Nas próximas três semanas, os brasileiros poderão aproveitar três feriados prolongados. Para muitos, o dia extra de descanso é sinônimo de boa oportunidade para viajar. As rodovias ficam lotadas e exigem que os motoristas redobrem o cuidado para evitar acidentes.

LEIA MAIS: Encontro de Opalas reúne fãs no ABC paulista; veja fotos
Ellie Goulding é a primeira a dirigir um Range Rover Velar nos EUA

Antes de pagar a estrada, recomenda-se que o veículo passe por uma revisão preventiva. Thiago Micheloni, gerente da ArsenalCar, portal de e-commerce de peças e acessórios automotivos, listou cinco itens que precisam ser verificados ou até mesmo trocados antes de viajar de carro. Confira:

Limpadores de vidros
O jogo de palhetas pode colocar em risco a segurança do veículo quando a chuva aperta e, por isso, deve ser conferido antes do motorista pegar a estrada. Não é muito raro a pessoa só perceber que os limpadores não funcionam adequadamente quando começa a tempestade e a visibilidade diminui.

Suspensão
Para evitar a perda do controle do carro, todos os itens de suspensão – amortecedores, molas, buchas, bandejas, pivôs e terminais – devem ser checados. “A dica é fazer a cotação do preço desses produtos pela internet, já que a variação do preço pode ser significativa e acabar pesando no bolso do consumidor”, aconselha o gerente da ArsenalCar.

Faróis e Lanternas
No caso da iluminação, é preciso ver se fusíveis e lâmpadas estão funcionando bem, se nenhuma está queimada e se há possíveis infiltrações de água. Além de perigoso, viajar à noite com faróis e lanternas desligados ocasiona multa e quatro pontos na carteira.

Pastilhas de freio
As pastilhas estão na ponta do sistema de freagem e são as principais responsáveis por um automóvel brecar com segurança. Por conta disso, é essencial certificar-se de que item está em perfeito funcionamento e o fluido, no nível adequado e dentro do prazo de validade.

Bomba de óleo
Antes de seguir viagem, o mais comum é o motorista parar para abastecer o carro e conferir o nível do óleo. No entanto, Micheloni destaca a necessidade de averiguar também as condições da bomba do lubrificante.  “Esse componente é o acessório responsável pela lubrificação de todas as partes móveis do motor do carro, funcionando como um coração que pulsa para que todo o sistema funcione adequadamente”, lembra.

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar