Itens que eram de opcionais e agora são obrigatórios em veículos novos em 2024

De acordo com as novas regras nacionais, alguns intes que, antes eram opcionais, agora são obrigatórios em veículos novos em 2024.

Normalmente, os itens de série são justamente alguns dos responsáveis por elevar um modelo no conceito dos clientes, mas alguns deles, a partir das atualizações vigentes, não podem mais serem deixados de lado.

Veja quais são estes itens e entenda as mudanças específicas. Acompanhe o Garagem360 para conferir!

Foto: Freepik

Entenda a mudança que torna alguns itens opcionais em obrigatórios nos veículos novos em 2024

Bem, assim como dito, os itens opcionais considerados grandes diferenciais para os veículos. Entretanto, alguns já são totalmente obrigatórios.

Para melhor entender, tudo isso aconteceu entre os anos de 2022 e 2023, a partir da resolução 567 do Contran (Conselho Nacional de Trânsito).

No entanto, a Associação Nacional dos Fabricantes de Veículos Automotores solicitou que a mudança levasse um tempo a mais para entrar em vigor.

O motivo? as restrições motivadas pelos anos de pico da pandemia. Para a felicidade de quem estava de acordo com a solicitação, o Governo Federal atendeu ao pedido.

Foto: Freepik

Quais são os novos itens obrigatórios?

Sem muita enrolação, o primeiro item que, agora é obrigatório, são as luzes de rodagem diurnas. Essas luzes são popularmente conhecidas pela sigla DLR.

Elas são utilizadas para proporcionar uma melhor visibilidade para os condutores, ainda que durante o dia, e isenta a necessidade do uso do farol em alguns casos durante o mesmo período.

Um outro item é o controle de estabilidade, assim com o dispositivo que indica cinto de segurança não-fivelado dentro dos veículos.

Como é perceptível, o objetivo é bastante simples: garantir que todos os novos veículos já venham com esses itens de segurança diretamente de fábrica, sem que sejam considerados itens específicos de determinados modelos ou versões.

Foto: Freepik

A partir de quando isso se torna obrigatório?

De acordo com as informações já mencionadas, a decisão do Governo Federal teve como objetivo adiar a vigência da obrigatoriedade desses itens.

No entanto, a partir do primeiro dia de janeiro deste ano de 2024, a regra já está valendo. Ou seja, todos os novos veículos em 2024 precisam estar equipados com os itens pontuados.

Por outro lado, os veículos mais antigos ficam de fora da obrigatoriedade.

Aproveite para conferir: Carros eletrificados da Kia manterão preço de 2023 mesmo com o retorno do imposto

ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar