Descubra 9 itens que devem ser checados antes de pegar estrada nas férias

ESTES são os itens do carro que necessitam de atenção antes de pegar estrada com a família nas férias; veja o que revisar na manutenção

As festividades de fim de ano se aproximam e com elas os planos de viajar de carro começam a ser colocados em prática. No entanto, é preciso estar atendo em alguns detalhes do veículo para pegar estrada nas férias de forma segura. Veja 9 itens que merecem atenção especial.

Veja 9 itens que necessitam de atenção antes de pegar estrada nas férias durante as festas de final de ano (Foto: Divulgação)

Veja o que checar no carro antes de pegar estrada nas férias

O final do ano já está batendo em nossa porta e é comum as pessoas aproveitarem essa época para visitar os familiares e viajar. Somente em São Paulo, mais de 10 milhões de veículos devem sair da capital segundo dados das concessionárias que fazem a gestão da malha concedida e o próprio DER (Departamento de Estradas de Rodagem).

E, para seguir o planejamento sem contratempos e com segurança, é fundamental que o veículo passe por um check-up.

Para isso, os especialistas da Shell reuniram dicas para que os viajantes tenham a garantia de que tudo está em boas condições antes de pegar estrada nas férias. Veja a seguir os principais itens e componentes que devem ser verificados no carro antes de iniciar sua viagem com segurança.

Bateria

Ela só é lembrada quando deixa o motorista na mão. Por isso, cheque regularmente se os cabos estão limpos pois, com o tempo, a oxidação de seus componentes forma resíduos que se acumulam nas pontas dos conectores e impedem o funcionamento.

Preste atenção aos sinais: se o seu carro está com problemas para dar partida, a luz dos faróis perde a intensidade ou o rádio começa a falhar, são indícios de que está na hora de trocar a bateria. Para evitar a descarga precoce, não esqueça faróis ou rádio ligados.

Confira o estado da bateria do veículo antes de viajar para não ficar “na mão” (Foto: Freepik)

Combustíveis

A idade média da frota de automóveis no país é a maior desde 1995, de 10 anos e três meses, segundo dados do Sindipeças. Se o seu carro for novo ou usado, ao abastecer, dê preferência ao combustível aditivado. Eles são responsáveis por auxiliar na limpeza interna do motor a médio e longo prazo, o que gera melhor eficiência.

Filtros

Todos os carros a combustão possuem aos menos três filtros básicos: de ar, de óleo e de combustível. Além deles, os veículos com ar-condicionado contam ainda com um filtro específico para essa função: o filtro de cabine (ou antipólen). O ideal é que todos sejam checados antes de pegar estrada nas férias.

Em média, eles devem ser trocados a cada 10 mil quilômetros. Por isso, é importante verificá-los a cada revisão para evitar que impurezas cheguem ao sistema de injeção, provocando falhas e redução do rendimento.

Fluido de freio

O fluido de freio é um item importantíssimo no sistema de frenagem de qualquer veículo. Ele transmite a pressão do pedal de freio para as rodas, desacelerando o veículo. Por isso, é fundamental que ele esteja sempre no nível correto.

Além disso, recomenda-se trocar o produto, em média, a cada dois anos ou conforme a indicação do manual do fabricante. Se o seu carro possui sistema de freios ABS (que são obrigatórios para veículos fabricados a partir de 2014), verifique também o sistema eletrônico para se certificar que está tudo em ordem.

Pastilhas de freio

Outro item indispensável para a correta redução de velocidade do veículo e que devem ser checados antes de pegar estrada nas férias são as pastilhas, responsáveis por criar o atrito com o disco de freio. Sua troca depende da intensidade de uso, mas o ideal é seguir a recomendação do manual do veículo e sempre fazer a verificação periódica do estado das pastilhas de freio.

Óleo do motor

Fundamental para lubrificar as peças e impedir que os componentes metálicos sofram com o atrito, já que este desgaste pode aumentar a temperatura e levar o motor a fundir. Por isso, é essencial que o óleo do motor esteja dentro do nível e que seja trocado dentro dos prazos de quilometragem (entre 5 mil km e 10 mil km, em média) e tempo (o que pode variar entre seis meses e um ano).

É importante se atentar que cada veículo exige um tipo específico de óleo de motor, que pode ser mineral, sintético ou semissintético. Consulte o manual do proprietário para saber qual é o mais indicado para seu veículo.

Usar um produto inadequado pode reduzir a eficiência do motor e gerar problemas sérios a longo prazo, já que ele não circulará corretamente pelas peças e fará com que funcionem sem a lubrificação adequada por alguns instantes.

Pneus

Os pneus devem receber atenção periodicamente, com verificação da pressão (calibragem), alinhamento e balanceamento. Tudo isso evita o desgaste irregular e excessivo, além de prolongar a vida útil. A cada 10 mil quilômetros, além do alinhamento e balanceamento, faça o rodízio de pneus.

Calibre a cada 15 dias, conforme a pressão indicada pelo manual do veículo, com o pneu ainda frio. Atenção: alguns modelos exigem pressão diferente em caso de rodagem com o veículo totalmente carregado (como nas viagens de férias). E não se esqueça de também calibrar o estepe, item essencial em casos de pneu furado.

Além dos pneus de rodagem, não esqueça de calibrar o estepe (Foto: Freepik)

Radiador e líquido de arrefecimento

É o responsável por manter o motor do veículo na temperatura ideal, evitando o superaquecimento e o consequente mau funcionamento. Antes de sair de casa, certifique-se que o líquido de arrefecimento está no nível correto e se não há nenhum vazamento. O indicado é que o motor trabalhe com temperatura na faixa dos 90°C.

Em carros mais antigos, o recomendado é fazer esta checagem diariamente, com o motor ainda frio. Jamais abra a tampa do radiador ou do reservatório de expansão com o motor quente, pois há risco de queimaduras graves.

Velas de ignição

São as velas de ignição que produzem a faísca elétrica para a combustão que ocorre dentro do motor. Em perfeito estado, elas ajudam no bom desempenho e até influenciam no consumo de combustível. Se estiverem desgastadas, a performance do carro diminui e o veículo pode ficar mais “beberrão”.

Em média, os modelos convencionais de velas duram entre 30 mil e 50 mil quilômetros, devendo ser inspecionadas a cada 10 mil. Preste atenção às trocas periódicas e ao tipo de vela de ignição, conforme a indicação do manual do veículo.

Escrito por

Nicole Santana

Jornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.

wpDiscuz
Sair da versão mobile