Itens e acessórios veiculares que foram superados pelo tempo
Design, motorização, tecnologia… os automóveis estão sempre evoluindo. Por conta disso, diversos itens que foram sucesso no passado – muitos até considerados artigos de luxo – acabaram sendo aposentados ou substituídos. Confira alguns deles.
- Pouco a pouco o quebra-vento foi saindo dos veículos até ser extinto |Foto: Leo Alves/Garagem360[/caption]
- Antes item de série, hoje é difícil encontrar um carro que tenha um acendedor de cigarros no interior |Foto: Potjie via Visualhunt / CC BY-NC-SA[/caption]
- Assim como o acendedor, os cinzeiros também perderam espaço, sendo oferecidos como opcionais |Foto: Classic Mini’s Japan via Visualhunt / CC BY-NC
- As centrais multimídias têm ocupado o posto dos toca-CDs |Foto: eddie.welker via Visualhunt / CC BY-NC[/caption]
- Ainda possuem mercado, mas os smartphones já conseguem substituir o GPS |Foto: Divulgação/Garmin
- As disqueteiras já foram bastante cobiçadas, mas aos poucos foram perdendo terreno para as centrais multimídias |Foto: darren.murph via Visualhunt.com / CC BY-NC-SA
- O afogador (choke, em inglês) era fundamental para o carro ligar em dias frios, principalmente os movidos a etanol. Com a invenção da injeção eletrônica, ele acabou sendo deixado de lado |Foto: Thomas Hawk via VisualHunt / CC BY-NC
- Nos veículos populares eles ainda dominam, mas nos esportivos e carros mais luxuosos o câmbio manual já foi trocado pelo robotizado de dupla embreagem, ou pelos automáticos convêncionais |Foto: Pixabay
- A calha de chuva é útil em carros sem ar-condionado, mas a popularização do acessório fez com que ela entrasse em extinção |Foto: Leo Alves/Garagem360
- Nos anos 1980 era comum os painéis de instrumento de esportivos nacionais terem itens como o medidor de pressão do óleo e da voltagem da bateria. Atualmente, nem medidor de temperatura alguns veículos têm |Foto: Doug_Dax via VisualHunt / CC BY
- Exceto o Toyota Corolla, a maioria dos carros já aboliu o relógio no painel. Hoje ele fica nos rádios, ou nas centrais multimídias, ou em carros mais baratos, sequer existe |Foto: Divulgação/Toyota
Jornalista formado na Universidade Metodista de São Paulo e participante do curso livre de Jornalismo Automotivo da Faculdade Cásper Líbero, sou apaixonado por carros desde que me conheço por gente. Já escrevi sobre tecnologia, turismo e futebol, mas o meu coração é impulsionado por motores e quatro rodas (embora goste muito de aviação também). Já estive na mesma sala que Lewis Hamilton, conversei com Rubens Barrichello e entrevistei Christian Fittipaldi.