Tags

Notícias

Conheça itens de segurança que todo carro deveria ter

Créditos: Foto: sidkid on Visualhunt / CC BY
26 março, 2018
Da Redação, com assessoria

Freios ABS, airbags frontais e cintos de segurança de três pontos são alguns dos itens de segurança que podem ajudar a salvar vidas em acidentes de trânsito. Uma pesquisa realizada pelo Cesvi/Mapfre (Centro de Experimentação e Segurança da Mapfre) aponta recursos essenciais para proteger todos os ocupantes dos veículos.

Quer ganhar um e-book exclusivo com dicas para cuidar melhor de seu veículo? Assine nossa newsletter neste link.

“Nesta lista, conseguimos elencar os equipamentos disponíveis no mercado e que são de grande importância para a segurança veicular e viária. Além disso, esse levantamento alerta os motoristas sobre a importância de se atentar aos equipamentos de segurança que compõem o veículo antes de adquiri-lo”, comenta Emerson Feliciano, superintendente técnico do Cesvi/Mapfre.

Confira abaixo os itens de segurança indicados pelo CESVI:

·         ABS – A sigla significa “antilock braking system” ou, em português
“sistema antitravamento dos freios”. Em uma frenagem brusca, uma central eletrônica, impede que as rodas se travem, o que evita derrapagem. Desde 2014, todos os veículos novos devem sair de fábrica com o recurso.

·         Airbags frontais – Bolsas que se inflam em caso de colisão frontal para proteger os ocupantes de ferimentos. Também é obrigatório desde 2014.

·         Cintos de segurança de três pontos – Protege a região do tórax, oferecendo mais efetividade na proteção dos ocupantes. A partir de 2020, todos os veículos vendidos no Brasil devem sair de fábrica com o cinto de três pontos para todos os ocupantes, inclusive os dos bancos traseiros.

·         Barra de proteção lateral nas portas – Essencial para a proteção dos ocupantes em caso de colisão lateral, esse tipo de reforço evita grandes deformações da estrutura do veículo (portas e colunas) em incidentes laterais, diminuindo os ferimentos aos ocupantes nessas situações.  

·         Apoio de cabeça – Disponível em todos os carros mais novos, esse tipo de proteção evita o chamado efeito “chicote”, que é a movimentação brusca do pescoço e cabeça dos ocupantes em colisões traseiras, protegendo contra lesões na coluna. Será obrigatório em todos os carros em 2020.

·         Controle de estabilidade – Sistema eletrônico de estabilidade que evita derrapagens e perda de controle da direção, atuando sem a intervenção do motorista e impedindo que o veículo rode em situações de desvio brusco. Conforme resolução do Contran (Conselho Nacional de Trânsito), em 2022, todos os veículos novos deverão contar com o sistema.

 

Newsletter

Receba com exclusividade nossos conteúdos e o e-book com dicas para cuidar melhor de seu veículo.