Itens considerados de luxo se tornaram básicos para compra e venda de veículos, aponta pesquisa
Índice elaborado pelo WebMotors mostra crescimento de opcionais como exigência de clientes
Ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico não são mais diferenciais na hora de vender o carro usado. O Índice WebMotors, elaborado pelo portal WebMotors, revela que, atualmente, os opcionais de conforto aparecem em mais da metade dos veículos oferecidos no site, o que indica mudanças no perfil do carro básico (ou de entrada).
O ar-condicionado, por exemplo, consta em 77% do estoque de anúncios. Já a trava elétrica representa 82% do total. Vidro elétrico e alarme correspondem a 79% e 66%, respectivamente.
Em menor quantidade, porém em ritmo acelerado, componentes eletrônicos como DVD Player, sensores de chuva e estacionamento também estão ganhando espaço. Na contramão das tecnologias que ganharam força nos últimos anos, itens como disqueteiras e toca-fitas estão desaparecendo e aparecem em apenas 3% e 2% dos anúncios do site.
“A indústria evoluiu e vem dando resposta rápida a consumidores cada vez mais exigentes”, comenta Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors. E ele acrescenta: “O carro de luxo da década de 1990 se tornou o basicão de hoje, oferecendo componentes indispensáveis na visão da maioria dos consumidores”.
Componente | Presença em anúncios do WebMotors em 2015 |
Trava elétrica | 82% |
Direção hidráulica | 79% |
Vidro elétrico | 79% |
Ar-condicionado | 77% |
Alarme | 66% |
Desembaçador traseiro | 60% |
Ar quente | 55% |
CD Player | 51% |
Roda de liga leve | 51% |
Retrovisor elétrico | 47% |
Volante com regulagem de altura | 39% |
Computador de bordo | 34% |
Banco de couro | 31% |
Sensor de estacionamento | 22% |
Rádio | 21% |
Controle de tração | 12% |
Sensor de chuva | 10% |
DVD Player | 8% |
GPS | 7,6% |
Disqueteira | 3% |
Toca-fitas | 2% |
Fotos: Fiat/Divulgação