Itens considerados de luxo se tornaram básicos para compra e venda de veículos, aponta pesquisa

Índice elaborado pelo WebMotors mostra crescimento de opcionais como exigência de clientes

vidro elétrico ar-condicionado

 

 

 

 

 

Ar-condicionado, direção hidráulica e trio elétrico não são mais diferenciais na hora de vender o carro usado. O Índice WebMotors, elaborado pelo portal WebMotors, revela que, atualmente, os opcionais de conforto aparecem em mais da metade dos veículos oferecidos no site, o que indica mudanças no perfil do carro básico (ou de entrada).

O ar-condicionado, por exemplo, consta em 77% do estoque de anúncios. Já a trava elétrica representa 82% do total. Vidro elétrico e alarme correspondem a 79% e 66%, respectivamente.

Em menor quantidade, porém em ritmo acelerado, componentes eletrônicos como DVD Player, sensores de chuva e estacionamento também estão ganhando espaço. Na contramão das tecnologias que ganharam força nos últimos anos, itens como disqueteiras e toca-fitas estão desaparecendo e aparecem em apenas 3% e 2% dos anúncios do site.

“A indústria evoluiu e vem dando resposta rápida a consumidores cada vez mais exigentes”, comenta Rafael Constantinou, gerente de Marketing do WebMotors. E ele acrescenta: “O carro de luxo da década de 1990 se tornou o basicão de hoje, oferecendo componentes indispensáveis na visão da maioria dos consumidores”.

Componente Presença em anúncios do WebMotors em 2015
Trava elétrica 82%
Direção hidráulica 79%
Vidro elétrico 79%
Ar-condicionado 77%
Alarme 66%
Desembaçador traseiro 60%
Ar quente 55%
CD Player 51%
Roda de liga leve 51%
Retrovisor elétrico 47%
Volante com regulagem de altura 39%
Computador de bordo 34%
Banco de couro 31%
Sensor de estacionamento 22%
Rádio 21%
Controle de tração 12%
Sensor de chuva 10%
DVD Player 8%
GPS 7,6%
Disqueteira 3%
Toca-fitas 2%

Fotos: Fiat/Divulgação

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Cleber C. Oliveira
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