Isenção do IPVA para motos de até 170 cc vai beneficiar 320 mil proprietários

A Lei Estadual nº 12.489, publicada na semana passada no Diário Oficial da Paraíba, autoriza a desoneração total do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) para motocicletas de até 170 cilindradas no Estado. A isenção do IPVA para motos é válida a partir de 2023.

Segundo cálculos da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), a alíquota zero no pagamento do IPVA para os condutores das motocicletas beneficiará cerca de 320 mil proprietários.

Saiba como funciona a isenção do IPVA para motos na Paraíba

Isenção do IPVA para motos de até 170 cc vai beneficiar 320 mil proprietários
No geral, as scooters se beneficiam da isenção do IPVA para motos (Foto: Divulgação/Honda)

De acordo com o texto da lei, caberá à Secretaria de Estado do Planejamento, Orçamento e Gestão promover os ajustes necessários para contemplar o que diz a lei, sem que haja alteração no montante da renúncia fiscal prevista para o exercício de 2023.

VEJA TAMBÉM

A Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB) será a responsável por operacionalizar a desoneração dos proprietários das motocicletas de até 170 cilindradas para o exercício de 2023 do IPVA. Ou seja, proprietários de motos de até 170 cilindradas estarão isentos do IPVA PB 2023.

Segundo o titular da Secretaria de Estado da Fazenda (Sefaz-PB), Marialvo Laureano, a alíquota zero para as motocicletas de até 170 cilindradas era uma das promessas de campanha de reeleição do governador João Azevêdo (PSB).

“Além de favorecer economicamente mototaxis e motoboys, que usam o veículo profissionalmente, com o crescimento do delivery e aplicativos, a desoneração do IPVA também favorece agricultores e pescadores que utilizam as suas motos para trabalho na zona rural do Estado”, afirma o secretário. 

Isenção do IPVA para motos de até 170 cc vai beneficiar 320 mil proprietários
Yamaha Factor 125i é outro modelo que terá isenção do IPVA na Paraíba (Foto: Divulgação/Yamaha)

Laureano acredita que a medida se mostre relevante socialmente neste período de fim de pandemia, sobretudo na economia das regiões aonde existe a dificuldade de locomoção, como em áreas rurais e de menor poder aquisitivo. 

“Essa desoneração é importante também para a economia familiar, uma vez que em muitos casos as motocicletas podem ser usadas para gerar renda. Em várias regiões, as motocicletas também são o principal veículo de locomoção, e, na maioria das vezes, usadas como transporte urgente de menor custo ágil”, destaca o secretário da Fazenda da Paraíba.

Paulo Silveira Lima
Paulo Silveira LimaJornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar