Isenção do IPVA 2022: confira as gratuidades para MS, GO, SC e CE

IPVA 2022

O ano de 2022 já está logo aí e muitos proprietários de veículos se perguntam como ficará a condição para a isenção do IPVA. É o que vamos te explicar a seguir, confira!

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

IPVA 2022
IPVA 2022 (Foto: Pixabay)

O IPVA 2022

Antes de começar, é importante intender que o Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores é um tributo anual e cada estado tem as suas leis para isentar ou não um veículo. De forma geral, alguns carros recebem a isenção pelo ano de fabricação, categoria ou profissão do proprietário, bem como doenças que enquadram o condutor da categoria PcD.

Como informado, o imposto é recolhido pelos estados e desse valor total 50% é destinado ao Estado e os outros 50% ao município onde o veículo estiver licenciado. Outro ponto importante destacar é que, em cada unidade federativa, existe o percentual da alíquota do veículo. Ou seja, pode variar de acordo com cada estado.

VEJA TAMBÉM

Agora que você já sabe o que é e como funciona o IPVA, confira as condições para receber a isenção no Mato Grosso do Sul, Goiás, Santa Catarina e Ceará.

Foto: Grupo União de Jornais

O IPVA 2022 em Mato Grosso do Sul

No estado, a isenção do IPVA se dará a partir de algumas atividades econômicas. Ou seja, apenas empresas que se enquadrem nos setores abaixo terão direto a isenção do tributo ano que vem:

Confeitarias, docerias e sorveterias;

Café, bares botequins, casa de lanches;

Choperias, cervejarias, whiskerias ou boates;

Restaurantes, pizzarias, churrascarias e similares;

Buffet (com fornecimento de mercadorias);

Cantinas (uso interno do estabelecimento);

Agências de turismo, passeio e excursões;

Hospedagem em hotéis, pensões e congêneres;

Apart hotel (usado como hotel), com e sem restaurante;

Hotel com serviço de hospedagem e restaurante e também sem restaurante;

Transporte aquaviário para passeios turísticos;

Operadores turísticos;

Outros serviços ligados à alimentação (trailers, quiosques, veículos, fornecimento de marmitas).

ipva 2022
Foto: Pexels

A isenção do tributo em Goiás 

Já em Goiás as regras são diferentes. Para ser isento do tributo o proprietário deve comprovar que o veículo possui mais de 15 anos de fabricação.

Além disso, donos que estão passando por tratamento de câncer da rede pública também tem direito ao benefício, bem como pessoas portadoras de deficiência física, visual, mental severa ou profunda, ou autista, cujo valor não seja superior ao estabelecido para a isenção do ICMS.

Por fim, veículos que se enquadrem nas categorias abaixo também recebem a isenção do IPVA 2022 em Goiás:

Máquina e trator agrícolas e de terraplenagem;

Aéreo de exclusivo uso agrícola;

Destinado exclusivamente ao socorro e transporte de ferido ou doente;

De aluguel (táxi ou mototáxi), dotado ou não de taxímetro, destinado ao transporte de pessoa, limitada a isenção a 1 (um) veículo por proprietário;

De combate a incêndio;

Locomotiva e vagão ou vagonete automotivos, de uso ferroviário;

Embarcação de pescador profissional, pessoa natural, por ele utilizada na atividade pesqueira com capacidade de carga até 3 (três) toneladas, limitada a isenção a 1 (uma) embarcação por proprietário;

Ônibus ou microônibus destinado ao serviço de transporte de passageiro de turismo e escolar, desde que credenciado junto a órgão competente para regulação, controle e fiscalização desse serviço;

De propriedade de entidades filantrópicas.

Em qualquer uma das situações, o proprietário deve solicitar a isenção do veículo no site da economia e seguir todo o procedimento por lá indicado.

IPVA 2022
Confira as categorias que recebem isenção do tributo (Foto: Pixabay)

Aproveite e veja: Tudo sobre o Fiat Toro 2022

O IPVA 2022 em Santa Catarina

O estado de Santa Catarina também adota a regra por tempo de fabricação do veículo. Aqui também vale os 15 anos. Além desse critérios, outros também dão direito a não pagar o tributo, como:

Veículos adaptados para pessoas portadoras de necessidades especiais;

Veículos com potência menor que 50 cilindradas;

Táxis isentos de pagar o IPVA;

Máquinas agrícolas.

IPVA 2022
No Ceará os descontos são dados através de pontos com nota fiscal (Foto: Pixabay)

A isenção no Ceará acontece através de pontos de nota fiscal 

O estado do Ceará adota outras regras. Nesse caso, a isenção é dada através de descontos no valor total através do programa Sua Nota Tem Valor. Esses descontos variam de 5% a 10% do valor total, ou seja, não há uma isenção em si.

Segundo as regras, a cada R$ 50 em compras com nota fiscal emitida, o proprietário do veículo acumula 1 ponto, sendo limitado a 10 pontos por nota fiscal e um limite de 100 pontos por mês.

Quer saber mais? Siga @sitegaragem360 no Instagram para ver mais notícias, vídeos, comparativos e testes automotivos que te levam ao melhor negócio automotivo clicando aqui.

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
×

Mais veloz que esses carros? Apenas as notícias que traremos até você!

Cadastre-se na nossa newsletter e além de ficar por dentro de todos lançamentos, você também será o primeiro a ser notificado dos nossos testes e outras noticias incríveis por e-mail!
Veja mais ›
Fechar