Isenção de IPVA 2022 para motoristas de App que usam GNV em MT

Como forma de beneficiar os motoristas de App, o governo do Mato Groso (MT) aprovou a PL que autoriza a isenção do IPVA 2022, além de outras taxas para veículos de motoristas de App que usam o Gás Natural Natural Veicular (GNV) como combustível. Aproveite e entenda!

MT aprova isenção de IPVA para carros de motoristas de App que usam GNV
MT aprova isenção de IPVA para carros de motoristas de App que usam GNV (Foto: GNV Anchieta)

Sobre a isenção de IPVA 2022

No último dia 27 de agosto, no Mato Grosso (MT), o governador do estado Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei que isenta os motoristas de aplicativos de pagar o IPVA do veículo caso o carro seja abastecido com GNV.

O projeto é de autoria do deputado Wilson Santos do PSDB. Segundo o portal Isto é  Dinheiro, o deputado afirma que a proposta atende a uma reivindicação da associação dos motoristas de aplicativos que se vê prejudicada no atual contexto sócio econômico. Em especial, diante dos seguidos reajustes nos valores do etanol e gasolina, o que inviabiliza a margem de lucro dos trabalhadores.

Além do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o governo também isentará o proprietário do veículo de demais taxas, como a do Certificado de Registro de Veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, e a alteração do tipo de combustível que o carro usará.

Quem pode ser beneficiado

A PL 1040/2019 beneficiará motoristas de transporte por aplicativo que se sentem prejudicados pela crescente alta nos preços dos combustíveis. Dessa forma, para ser beneficiado, o veículo deve estar no nome do motorista de transporte por aplicativo ou de seu cônjuge.

Outro quesito é que o carro do condutor tenha capacidade máxima de até 1.600 cilindradas.

Motoristas de Aplicativo recebem isenção de IPVA no MT
Motoristas de Aplicativo recebem isenção de IPVA no MT (Foto: Pixabay)

Alta dos combustíveis afeta o lucro dos motoristas de transporte por aplicativo

Desde o início do ano, a categoria de motoristas de aplicativo sofre com a crescente alta no preço do combustível. Segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo, 25% da frota de motoristas de aplicativo desistiram da profissão na capital. O resultado é consequência do pouco (ou quase nulo) lucro que os motoristas conseguem com uma viagem.

Mesmo após empresas como a Uber e a 99 lançarem planos de incentivo e realizarem parcerias para conseguir descontos para os motoristas em redes de postos de combustível, a classe não consegue manter o mesmo ritmo de viagens como anteriormente.

Veja também: Renault Sandero 2022 preços acessíveis com visual moderno! 

IPVA 2022 pode ficar mais caro

Por outro lado, de forma geral, a previsão para 2022 é de um IPVA mais alto. Isso se dá pelo fato na alta do preço dos veículos, sejam eles novos, seminovos e usados.

O valor do IPVA é ditado pela Secretária da Fazenda, e a mesma usa como base os valores praticados pelo varejo para calcular o imposto. Dessa forma, se há um aumento geral no valor do veículo, haverá também um aumento no preço do tributo.

Em 2021, o setor automotivo tem como vilão na precificação dos veículos a falta de componentes automotivos que está gerando dor de cabeça para montadoras ao redor do mundo, bem como a crescente alta do dólar e a desvalorização do real.

Leia também: Tudo sobre o Gol 2022, um dos carros mais econômicos do país!

IPVA 2022 pode ficar mais caro
IPVA 2022 pode ficar mais caro (Foto: Reprodução)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe. Atualmente dedica-se à redação do portal Garagem 360, produzindo notícias, testes e conteúdo multimídia sobre o universo automobilístico.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar