Isenção de IPVA 2022 para motoristas de App que usam GNV em MT

MT aprova isenção de IPVA para carros de motoristas de App que usam GNV

Como forma de beneficiar os motoristas de App, o governo do Mato Groso (MT) aprovou a PL que autoriza a isenção do IPVA 2022, além de outras taxas para veículos de motoristas de App que usam o Gás Natural Natural Veicular (GNV) como combustível. Aproveite e entenda!

MT aprova isenção de IPVA para carros de motoristas de App que usam GNV
MT aprova isenção de IPVA para carros de motoristas de App que usam GNV (Foto: GNV Anchieta)

Sobre a isenção de IPVA 2022

No último dia 27 de agosto, no Mato Grosso (MT), o governador do estado Mauro Mendes (DEM) sancionou o projeto de lei que isenta os motoristas de aplicativos de pagar o IPVA do veículo caso o carro seja abastecido com GNV.

O projeto é de autoria do deputado Wilson Santos do PSDB. Segundo o portal Isto é  Dinheiro, o deputado afirma que a proposta atende a uma reivindicação da associação dos motoristas de aplicativos que se vê prejudicada no atual contexto sócio econômico. Em especial, diante dos seguidos reajustes nos valores do etanol e gasolina, o que inviabiliza a margem de lucro dos trabalhadores.

Além do Imposto Sobre Propriedade de Veículos Automotores (IPVA), o governo também isentará o proprietário do veículo de demais taxas, como a do Certificado de Registro de Veículo, o Certificado de Registro e Licenciamento do Veículo, e a alteração do tipo de combustível que o carro usará.

Quem pode ser beneficiado

A PL 1040/2019 beneficiará motoristas de transporte por aplicativo que se sentem prejudicados pela crescente alta nos preços dos combustíveis. Dessa forma, para ser beneficiado, o veículo deve estar no nome do motorista de transporte por aplicativo ou de seu cônjuge.

Outro quesito é que o carro do condutor tenha capacidade máxima de até 1.600 cilindradas.

Motoristas de Aplicativo recebem isenção de IPVA no MT
Motoristas de Aplicativo recebem isenção de IPVA no MT (Foto: Pixabay)

Alta dos combustíveis afeta o lucro dos motoristas de transporte por aplicativo

Desde o início do ano, a categoria de motoristas de aplicativo sofre com a crescente alta no preço do combustível. Segundo a Associação dos Motoristas de Aplicativo de São Paulo, 25% da frota de motoristas de aplicativo desistiram da profissão na capital. O resultado é consequência do pouco (ou quase nulo) lucro que os motoristas conseguem com uma viagem.

Mesmo após empresas como a Uber e a 99 lançarem planos de incentivo e realizarem parcerias para conseguir descontos para os motoristas em redes de postos de combustível, a classe não consegue manter o mesmo ritmo de viagens como anteriormente.

Veja também: Renault Sandero 2022 preços acessíveis com visual moderno! 

IPVA 2022 pode ficar mais caro

Por outro lado, de forma geral, a previsão para 2022 é de um IPVA mais alto. Isso se dá pelo fato na alta do preço dos veículos, sejam eles novos, seminovos e usados.

O valor do IPVA é ditado pela Secretária da Fazenda, e a mesma usa como base os valores praticados pelo varejo para calcular o imposto. Dessa forma, se há um aumento geral no valor do veículo, haverá também um aumento no preço do tributo.

Em 2021, o setor automotivo tem como vilão na precificação dos veículos a falta de componentes automotivos que está gerando dor de cabeça para montadoras ao redor do mundo, bem como a crescente alta do dólar e a desvalorização do real.

Leia também: Tudo sobre o Gol 2022, um dos carros mais econômicos do país!

IPVA 2022 pode ficar mais caro
IPVA 2022 pode ficar mais caro (Foto: Reprodução)

Nicole Santana
Nicole SantanaJornalista e especialista em comunicação empresarial, com bagagem de mais de três anos atuando ativamente no setor automotivo, e premiada em 2016 por melhor reportagem jornalística através do concurso da Auto Informe.
ASSISTA AGORA
Veja mais ›
Fechar