IR 2023: data limite se aproxima; veja como declarar o seu veículo

A data limite para a declaração do Imposto de Renda está chegando. Saiba como declarar o seu veículo e não ser pego de surpresa.

Vendeu ou comprou um veículo em 2022? Vai ter que declarar o Imposto de Renda e a data limite é na próxima quarta feira, dia 31 de maio. O Garagem360, junto com a Zapay, fintech de tecnologia e pagamentos de débitos veiculares, traz as principais informações para não errar na hora de declarar o seu veículo.

Declarar carro no IR

Como declarar o seu veículo no Imposto de Renda. Foto: Pexels

Como declarar o seu veículo no IR 2023

Segundo a Zapay, aquele que possui carro, motocicleta ou outro veículo motorizado, deve prestar atenção na seção “Bens e Direitos”, onde esse item deve ser incluído. Para isso, basta selecionar “veículo automotor terrestre” e preencher os campos com informações sobre a marca, modelo, ano de fabricação, placa, preço pago pelo veículo e CPF ou CNPJ da pessoa ou empresa que o vendeu. 

Se o contribuinte decidir manter o veículo declarado em 2022, basta importar a declaração anterior e manter as informações previamente registradas.

Para aqueles que estão financiando o veículo, é necessário detalhar os pagamentos feitos em 2022 em “Discriminação” e adicioná-los ao valor declarado em 2023. Caso tenha vendido o veículo em 2022, basta preencher o campo “Discriminação” com o nome e CPF ou CNPJ da pessoa que comprou o carro, a data da venda e o valor recebido.

Para evitar erros ao preencher o formulário, é preciso lembrar que o valor a ser declarado do veículo é sempre o valor da compra e não deve ser atualizado com o passar do tempo. Restituição 

A restituição do Imposto de Renda depende dos ganhos e despesas do contribuinte. Isso porque o pagamento é efetuado mensalmente ao longo do ano, por meio do imposto retido na fonte. Assim, ao declarar os rendimentos e os gastos, a Receita Federal analisa e define se cabe ou não a restituição.

Além do mais, é importante estar ciente de que despesas relacionadas ao carro como IPVA, seguro e quaisquer reparos subsequentes, devem ser declaradas separadamente e podem resultar em deduções na declaração do imposto de renda.

declarar o seu veículo

Além do carro, a compra imóveis também deve ser declarada. Foto: Freepik

O Imposto de Renda

O Imposto de Renda é um tributo obrigatório para quem tem renda anual acima de R$ 28.559,70 em 2022. O valor pago é calculado com base na declaração feita pelo contribuinte, que deve informar detalhadamente seus ganhos e despesas do ano anterior, podendo ou não receber a restituição de valores. 

Com o pagamento do IR o governo pode financiar serviços públicos, tais como saúde, educação, segurança, infraestrutura, entre outros serviços prestados à sociedade. 

Inscrever-se
Notificar de
guest
0 Comentários
mais antigos
mais recentes Mais votado
Feedbacks embutidos
Ver todos os comentários
Entrar no canal do Whatsapp Entrar no canal do Whatsapp
Robson Quirino
Escrito por

Robson Quirino

Sou Robson Quirino. Formado em Comunicação Social pelo IESB-Brasília, atuo como Redator/ Jornalista desde 2009 e para o segmento automotivo desde 2019. Gosto de saber como os carros funcionam, inclusive a rebimboca da parafuseta.

ASSISTA AGORA