IQA indica evolução em oficinas certificadas

Estabelecimentos de Cuiabá (MT) avançaram nas classificações da auditoria de acompanhamento

Oficinas implementaram processos e melhoraram o atendimento ao cliente| Foto: Divulgação

O Instituto da Qualidade Automotiva (IQA) atestou a evolução dos serviços de cinco oficinas de reparação automotiva da cidade de Cuiabá, no Mato Grosso. Os locais haviam sido credenciados pela entidade em 2014 e também receberam consultorias do Serviço de Apoio às Micro e Pequenas Empresas (Sebrae).

São elas a Damazul Mecânica, a Escauto Auto Center, a Líder Auto Center, a Multi Point Auto Center e a Tecnicar Centro Automotivo. Na auditoria de acompanhamento, realizada um ano após a certificação, o grupo avançou em média 15%.

“No decorrer desse período, as oficinas implementaram processos não obrigatórios, mas necessários, sugeridos à época como oportunidades de melhoria. Em grande parte, são adequações na gestão”, conta Sérgio Fabiano, gerente de Certificação de Serviços Automotivos do IQA.

Para o IQA, a evolução dos processos demonstra ainda o reconhecimento, por parte das oficinas, dos benefícios alcançados por meio da certificação. “Redução dos custos, aumento da capacidade para atender novos contratos e fidelização dos clientes são algumas vantagens competitivas do atendimento às normas técnicas”, afirma Fabiano. “As empresas sabem dos benefícios. Elevar o nível da pontuação ano a ano é uma meta das oficinas certificadas”, completa Oliveira.

A Multi Point Auto Center, por exemplo, aumentou o faturamento em 17% desde que foi certificada. “Com todos os processos definidos, gerenciar a oficina ficou fácil. O ticket médio por veículo saltou substancialmente e o retorno de carros diminui bastante. Enfim, cresceu a satisfação dos nossos clientes, que perceberam as melhorias”, diz Marivaldo Bezerra, proprietário da oficina.

Escrito por

Maria Beatriz Vaccari

wpDiscuz
Sair da versão mobile