IPVA RJ 2023: pagamento com desconto acaba nesta semana

O prazo para pagamento do IPVA RJ 2023, em cota única com desconto, termina nesta semana; veja como quitar o tributo

No Estado do Rio de Janeiro, o prazo para pagamento do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores referente a este ano – o IPVA RJ 2023 –, em cota única com desconto de 3%, termina nesta semana para os veículos de placas com dígito final de 5 a 9. Também nesta semana vence a primeira cota para quem optar pelo parcelamento do tributo.

Saiba como pagar o IPVA RJ 2023 com desconto

Saiba como pagar o IPVA no Rio de Janeiro (Foto: Sefaz-RJ)

O vencimento da primeira parcela ou da cota única do IPVA RJ 2023 com desconto de 3% teve início na semana passada para os veículos com dígito final de placa de 0 a 4. Confira o calendário desta semana:

  • Final 5 – segunda-feira (30)
  • Final 6 – terça-feira (31)
  • Final 7 – quarta-feira (1)
  • Final 8 – quinta-feira 2)
  • Final 9 – sexta-feira (3)

O pagamento do IPVA RJ 2023 deve ser realizado por meio da Guia de Regularização de Débitos (GRD), que pode ser gerada pelo contribuinte no Portal do IPVA da Secretaria de Estado de Fazenda (Sefaz-RJ) ou no site do banco Bradesco.

Para a emissão do documento, o contribuinte deve informar o número do Registro Nacional de Veículos Automotores (Renavam) e do CPF ou CNPJ do proprietário. O pagamento poderá ser realizado em nas agências bancárias ou nos canais de atendimento eletrônico de qualquer banco.

No Rio de Janeiro, o IPVA é calculado com base nos preços de mercado dos veículos, calculados pela Fundação Instituto de Pesquisas Econômicas (Fipe). Sobre esses valores são aplicadas as alíquotas do imposto (4% para carros flex; 2% para motos e 1,5% para automóveis movidos a GNV).

Pagamento do IPVA é necessário para atualização do CRLV-e (Foto: Felix Carneiro/Detran-TO)

O IPVA é um dos pagamentos obrigatórios para a renovação do Certificado de Registro e Licenciamento de Veículos eletrônico (CRLV-e), documento de porte obrigatório pelo motorista ao dirigir. Além do imposto, deve ser paga a taxa de licenciamento anual do Departamento Estadual de Trânsito (Detran-RJ) e quitadas as eventuais multas de trânsito pendentes – assim como ocorreu em anos anteriores, o seguro DPVAT não será cobrado em 2023.

Escrito por

Paulo Silveira Lima

Jornalista com 20 anos de experiência profissional como repórter nas principais redações de jornais do Brasil, como Gazeta Mercantil, Folha SP, Estadão e Jornal do Brasil e em cargos de coordenação, edição e direção. Formado em Jornalismo pela Caśper Líbero.

wpDiscuz
Sair da versão mobile